domingo, 4 de julho de 2010

[Dica]Macchanger – Mude o endereço Mac da placa de rede

Uma das questões que me fazem no âmbito da redes, é se “É possível mudar o endereço Mac da minhas placas de rede?

A resposta é sim. Para alterar o endereço MAC de uma placa, existem muitos softwares com essa capacidade. Hoje, apresentamos o MACchanger.

MACchanger é um utilitário para manipular o endereço MAC das interfaces de rede da nossa máquina. Este programa foi criado usando Glade e Perl.

mac_01

Normalmente estamos habituados a ouvir falar de endereço IP (IPv4 ou IPv6), que basicamente é um endereço lógico que as máquinas possuem quando estão ligadas a rede.

O endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico, constituído por 48 bits (12 dígitos hexadecimais). Existem alguma formas de representar este número, sendo que as mais vulgares são em grupos de 2 (separados por ‘:’) ou em grupos de 4 (nomenclatura normalmente usada pela Cisco, onde o números são separados por ‘.’)

00:02:1E:12:C1:A1 ou 0002.1E12.C1A1

O endereço IP funciona na camada 3 (camada de rede) no modelo OSI, enquanto o MacAddress funciona na camada 2 (camada de ligação), no modelo OSI.

osi

Um endereço MAC é dividido em 2 partes:

  • 3 primeiros octetos identificam o fabricante
  • 3 últimos octetos identificam a placa propriamente dita

Não existem duas placas com o mesmo endereço MAC, sendo que essa informação é gravada na memória ROM e posteriormente copiada para a memória RAM quando a placa de rede é inicializada.

Para quem tenta aceder a redes cuja segurança é baseada no MacAddress das máquina, esta é uma forma de ultrapassar essa mesma segurança. Por isso, é vulgar dizer a segurança baseada em MacAddress introduz pouca segurança.

Como mudar o endereço MAC de uma placa de rede no Ubuntu?

Como já referi, existem aplicações para mudar o endereço Mac para todos os sistemas operativos. Hoje vamos mostrar como instalar o MACchanger no Ubuntu e como proceder à alteração do endereço. Para os outros sistemas operativos, esperamos o contributo dos nossos leitores.

Para instalar o macchanger vamos usar o seguinte comando

sudo apt-get install macchanger macchanger-gtk

Depois de instalado, podemos recorrer à linha de comandos ou a interface gráfica que é disponibilizada para alteração do endereço MAC. No âmbito deste artigo, vamos apenas analisar como fazer através da interface gráfica.

Para executar o macchanger-gtk basta inserir no terminal o comando:

macchanger-gtk

mac_02

Através da aplicação podemos consultar o endereço MAC actual.

mac_00

Para mudar o endereço MAC, basta inserir um novo endereço no campo “Insert in a box the specific mac” e depois carregar em Change MAC

mac_03

Para quem quiser mudar o endereço MAC da sua placa, agora já tem uma solução.

Sem comentários:

Enviar um comentário