sábado, 24 de julho de 2010

[Dica] Como construir Favicons Animados…

Seguindo a pplware, podemos obter alguma informação sobre os favicons animados que ainda existem em muito pequena quantidade por este imenso mundo da Internet.

Muitos perguntam: Que raio são favicons?

Um favicon (diminutivo de favorites icon) é aquele icon de 16×16 pixeis que aparece na barra do vosso browser, associado com o website que estão a visitar. Por exemplo no Peopleware aparece um “P”, no Google um “G”, na Sapo um sapo, etc.

É costume estes ícones serem estáticos, mas é possível torná-los animados, para dar algum dinamismo e maior flexibilidade de comunicação de informação ao favicon.

Um dos muitos sites que oferecem um serviço de tornar uma imagem num favicon animado é o AnimatedFavicon.

Basta escolhermos uma imagem (escolhi a do actual favicon do Peopleware) e opcionalmente um texto para “rolar” com a imagem.

Podemos agora fazer download de um .zip que inclui o favicon.ico que contém o favicon estático e o animated_gif.gif que contém o favicon animado.

Agora, tal como está explicado no site, basta fazer upload para o site e colocar o seguinte código HTML entre as tags e do vosso site:

E passam a ter um favicon animado.

NOTA: Se já tinham um favicon no vosso site, terão de limpar a cache do vosso browser antes que possam ver o novo favicon.

Se não têm nenhum favicon, podem desenhar o vosso próprio ou então recorrer a sites como por exemplo http://www.freefavicon.com/ ou http://tools.dynamicdrive.com/favicon/ e utilizar um ou mais dos que disponibilizam para download, sendo que também é possível criar favicons animados lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário