sexta-feira, 2 de julho de 2010

[Apps]Do PC para a PenUSB sem pedir autorização

As portas USB podem ser um óptimo canal de transferência de dados entre o nosso computador e dispositivos periféricos. Mas pode igualmente, ser um “buraco” na segurança do nosso computador.

Quando nas empresas, derivado ao seu objecto de trabalho, existem normas rígidas de segurança informática, os leitores ópticos e as portas UBS (entre outras) estão também elas bloqueadas a transferências de dados. Isto porque é simples retirar de uma máquina informação sem que o utilizador tenha conhecimento…. necessitamos apenas das ferramentas certas.

USB Grabber

Este software, open source, permite “agarrar” dados do computador para a drive externa USB sem necessitar de permissões ou sem notificar o utilizador do que está a ser feito, se assim pretendermos.

Embora classifiquem esta ferramenta como uma aplicação para cópias de segurança, esta, pelo seu perfil e pela “actividade silenciosa”, assemelha-se mais a ferramentas que “usurpam” dados.

Para tal, basta inserir a penUSB numa porta USB e esperar que os dados sejam… sacados!

Como funciona?

Muito simples. Faça o download da aplicação. Coloque a aplicação numa penUSB, abra-a e configure os parâmetros que pretende que sejam utilizados na actividade da ferramenta. Depois, insira a PenUSB já parametrizada numa máquina através da porta USB e espere.

A aplicação permite esconder o ícone que aparece no system tray que indica a sua presença, permite definir locais que não pretende que sejam retirados dados para a penUSB, permite excluir drives ópticas e drives passivas (A e B), entre outros filtros também possíveis.

Refinando a recolha dos dados, estes podem ser sacados pelo nome, pelo tamanho ou numa pasta específica.

Nota: Esta informação visa proteger o utilizador, deste tipo de ferramentas que vagueiam na Internet. O conhecimento da sua existência, bem como o conhecimento do seu modo de funcionamento, permite que o utilizador esteja mais atento e prevenido. Este artigo não tem como intenção incentivar à usurpação de dados.

Licença: OSI
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: USB Grabber 3.0 [210.20KB]
Homepage: USB Grabber

Sem comentários:

Enviar um comentário