quinta-feira, 22 de julho de 2010

[Apps]Converter Audio CDs para MP3, Wav, OGG, FLAC no Ubuntu

Há uns atrás, quase todos nós tínhamos um leitor de CD’s portátil que levávamos para todos o lado e onde escutávamos os nossos grupos/bandas favoritas. Com a evolução tecnológica, esse equipamentos começaram a dar lugar a outros dispositivos mais pequenos, como por exemplo leitores de MP3, iPod, Smartphones, etc, e que têm a possibilidade de ler outro tipo de formatos (ex. Mp3, Wav, MP4).

No entanto, para passarmos os nossos áudio CDs para os formatos referidos, necessitamos de uma aplicação para o efeito. Para o Ubuntu, apresentamos o Asun­der CD Rip­per.

assnder_01

Principais características

  • Suporte para os formatos WAV, MP3, Ogg Vorbis, FLAC, Wavpack, Musepack, AAC e Monkey’s
  • Suporte para CDDB para obter o nome e tag para cada track
  • Possibilidade de criar playlists M3U
  • Codificação para múltiplos formatos numa única sessão

Como instalar no Ubuntu?

Li esta semana num comentário de um utilizador que é dificil instalar programas no Ubuntu. Ora bem, digamos que na realidade actualmente até é bem mais simples, pois existe o Ubuntu Software Center. Desta forma, apenas é necessário procurar o software que se necessita e mandar instalar. Depois não é preciso qualquer tipo de serial/crack, subscrições, activações…etc. Por norma, deixamos também a “receita” de como instalar via linha de comandos.

Para instalar facilmente o Asun­der CD Rip­per basta procurar no Ubuntu Software Center por Asunder

assnder_00

Depois de instalado, é só colocar o Audio CD no leitor de CDs e escolher o formato de saída (WAV, MP3, Ogg Vorbis, FLAC, Wavpack, Musepack, AAC e Monkey’s ).

O Asunder é uma aplicação bastante simples mas que permite todas as operações necessárias para “ripar” um CD.

assnder_03

Pessoalmente achei esta aplicação bastante simples, leve e que cumpre todos os requisitos para “ripar” cd’s de audio. Experimentem e no caso de conhecerem outras aplicações para o mesmo efeito, não se esqueçam de as referir. Boas ondas!

Sem comentários:

Enviar um comentário