quinta-feira, 22 de julho de 2010

[Dica]Meteorologia a toda a hora no Ubuntu

Com a diversidade de serviços disponíveis na blogosfera (ex. metrologia, notícias, etc), que nos fornecem informação em real time, os sistemas operativos “viram” aqui uma inovação que de certa os torna mais dinâmicos. Através destes serviços e adicionando alguns widgets, os sistemas operativos podem disponibilizar as mais diversas informações, mantendo o utilizador sempre informado e actualizado.

Hoje iremos aprender como ter a informação sobre a Meteorologia sempre disponível no nosso Ubuntu.

tempo_000

O tempo é aquele tipo de informação que normalmente qualquer utilizador gosta de saber, até para planear o que pode fazer nesse ou nesses dias (ex. Ir a praia, ir fazer Sky, dormir, escrever artigos para o pplware, andar de bicicleta, etc).

Para ter esse tipo de informação sempre disponível no Ubuntu, vamos até a barra superior e com o botão do lado direito do rato, carregamos em Add to Panel

tempo_00

O Ubuntu disponibiliza gratuitamente muitos widgets. Para incluir o widget que nos fornecerá informações sobre a Meteorologia, vamos procurar por Weather Report. Em seguida seleccionamos esse widget e carregamos no botão Add

tempo_01

Para definir a nossa localização, voltamos à barra superior, botão do lado direito do rato e em seguida Preferences

tempo_02

Dentro do painel de configurações, podemos definir a nossa localização. É pena, que a aplicação não disponibilize pelo menos, todas as cidades portuguesas.

tempo_03

Ainda dentro desse painel é possível fazer um conjunto de configurações gerais:

  • Definir a unidade da temperatura
  • Definir unidade para velocidade do vento
  • Unidade de pressão
  • Unidade de visibilidade
  • Definir de quanto em quanto tempo é que a informação é actualizada

tempo_04

Depois de tudo configurado, o widget fornece-nos discretamente a informação sobre a metrologia para a localização definida.

tempo_05

Esta é uma forma simples de termos a informação sobre o tempo que vai fazer, sempre actualizada e disponível e sem a necessidade de adicionar qualquer aplicação adicional.

Bom fim de semana e se possível bons mergulhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário