quinta-feira, 22 de julho de 2010

[Apps]Check Disk 1.10 – Avalie e repare problemas no seu Disco Rígido

Há uns anos, nas versões anteriores do Windows, uma das recomendações que se fazia, era a de correr um utilitário que nos dava alguma informação quanto à vitalidade do nosso disco rígido. Quem não se lembra de fazer um Scandisk?

Pois bem, a partir do Windows 2000, esta ferramenta não desapareceu, apenas passou a ser encontrada pelo nome de chkdsk.exe. A sua acção permite detectar erros no disco, sectores (clusters) danificados, erros nos índices do disco rígido e não só!

Não executava uma ferramenta destas há muito tempo. Na verdade tinha e tenho uma ideia que os discos da actualidade têm um sistema de segurança que acautela muitos problemas de sectores (clusters) danificados, que muito atormentou no passado. No entanto os erros de índices e erros resultantes da acção do sistema operativo, podem e devem ser analisados e reparados, evitando assim problemas e, acima de tudo, uma baixa na performance do computador.

Encontrei uma ferramenta interessante que vai mais além da existente no próprio Windows.

O Check Disk permite que execute três tipos de análises: poderá executar uma análise “Standard”, a aplicação irá verificar a saúde do seu disco. Irá analisar a integridade dos ficheiros e índices do Windows. É o método mais rápido mas menos detalhado.

Se optar pela opção “Thorough”, este fará uma verificação minuciosa (incl. surface scan), acrescentando ao processo anterior a análise da parte física do disco. Esta ferramenta irá colocar em acção uma minuciosa verificação à estrutura do disco, onde serão passados a pente fino todos os sectores do disco rígido. Serão detectados, caso haja algum, sectores danificados. É importante detectar estes danos, pois o sistema irá assinalar esta área danificada como impropria para escrita e a cabeça de escrita irá ignorar esta secção, isto em grosso modo explicado.

Por último poderá seleccionar a opção “Check if Dirty”. Esta opção de procurar “sujidade” irá remover os erros resultantes na gravação de ficheiros existentes no volume do disco rígido.

Se escolher as opções Correct Erros e Verbone, o CheckDisk irá corrigir automaticamente os erros encontrados, mostrando em tempo real toda a informação com alto detalhe. Veremos o que foi encontrado e o que está a ser feito para corrigir. Irá ser necessário no final reiniciar o sistema.

A aplicação ganha um valor acrescentado pois além dos discos rígidos (inc. SCSI, RAID), poderá analisar suportes multimédia como cartões digitais, pensUSB, discos externos e mesmo CD’s e DVD’s.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Check Disk 1.10 [364.48KB]
Homepage: Dirk Paehl

Sem comentários:

Enviar um comentário