quinta-feira, 22 de julho de 2010

[Apps]IObit Toolbox 2.0 Beta – Portátil e Útil…

As constantes evoluções das ferramentas podem surpreender pelos resultados cada vez mais aperfeiçoados. Será assim com esta versão beta do IObit Toolbox?

IObit Toolbox é um software gratuito e portátil que permite a administradores de sistemas e a perfeccionistas/maniacos da optimização resolver muitos problemas relacionados com a utilização diária, que acontecem em qualquer altura, sem pré-aviso.

São 20 ferramentas dedicadas que passam desde o diagnóstico do sistema, às auditorias de segurança, tudo com soluções funcionais e simples de operar.

A limpeza do registo é sempre uma tarefa importante mas delicada. Nesta suite os programadores esmiuçaram os diversos locais onde estão as chaves de registo e separaram de forma muito simples de entender para ajudar o utilizador menos experiente. Depois de analizado o registo, que até foi relativamente rápido, o IObit Toolbox passa à fase de correcção dos erros. Tudo muito seguro com recurso a cópia de segurança.

Dentro do separador Optimize, o utilizador irá encontrar algumas ferramentas que vão “tentar” melhorar sectores como o consumo de RAM ou o acesso à Internet.

Estes pequenos ajustes podem não ser diferentes, daqueles que muitas ferramentas já o fazem, de forma individual. Esta adiciona, num pacote graficamente interessante, muitas dessas ferramentas.

No caso da melhoria de acesso à Internet, a aplicação mexe nalguns aspectos ligados aos browser, também eles passíveis de afinações. É interessante ver como podemos ajustar a performance do browser recorrendo a automatismos existentes no próprio navegador.

Nas reparações o utilizador tem acesso a ferramentas que tentam recuperar dados eliminados, pesquisam, identificam e apagam links partidos e optimizam os dados guardados no disco para aumentar a rapidez do mesmo evitando alguns erros de escrita.

A segurança é um dos separadores que ajudam o utilizador a saber se tem ou não a máquina vulnerável. Outra função é verificar e identificar quais os processos que se iniciam com o Windows, permitindo apagar esse processo e a entrada no registo.

O separador Control ajuda a perceber como está o computador e o que existe dentro do sistema operativo. Várias informações são disponibilizadas para que consiga gerir espaço em disco, eliminando pastas vazias e ficheiros repetidos, elementos responsáveis pela perda de performance e produtividade.

Para quem não faz estas limpezas de forma frequente, poderá usar esta suite e certamente irá recuperar muitos espaço em disco, irá limpar muitos ficheiros responsáveis pelas actualizações do Windows, inúteis para o sistema e muitos outros elementos que podem fazer a diferença, por exemplo, no tempo de arranque do próprio sistema operativo.

Como referi em cima, esta suite é gratuita e pode ser utilizada mesmo em ambientes empresariais.

Explore e veja o potencial. Obviamente que haverá uma série de outras suites capazes de fazer parte destas limpezas. O CCleaner será um dos mais citados, mas na verdade esta suite vai ligeiramente mais além e sem correr riscos, para o sistema operativo.

A resposta à questão inicial é positiva. É possível ver uma evolução muito interessante e equilibrada nesta suite. A IObit está de parabéns pela qualidade que apresentou neste software, sem ser excepcional, consegue um equilibrio que satisfaz plenamente o grande número de utilizadores que se preocupa com as manutenções do sistema.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: IObit Toolbox 2.0 Beta Portable [13.97MB]
Homepage: IObit

Sem comentários:

Enviar um comentário