sexta-feira, 30 de julho de 2010

[Apps]Burg-Manager – Mude o background do GRUB

Como mudar o fundo do GRUB (Boot Loader – Gestor de inicialização dos sistemas operativos)? Pois bem, tal é possível mas antes de conhecer o Burg Manager, a “receita de comandos” tornava esta operação um bocado complexa para alguns utilizadores.

Com a aplicação Burg Manager tudo é bem mais simples, vamos conhecê-la.

grub_00

O Burg Manager permite efectuar alterações facilmente no GRUB, através de uma interface bastante intuitiva a organizada.

Como instalar o Burg Manager no Ubuntu?

Passo 1 – Importar a chave do repositório para instalar o Burg Manager. Para isso, abrir a consola e inserir o seguinte comando:

sudo wget http://www.sourceslist.eu/?download=public.key -O- | sudo apt-key add -

Passo 2 – Em seguida, abrimos o Ubuntu Software Sources e no separador Other Software, carregamos em Add e adicionamos o novo repositório

deb http://www.sourceslist.eu/repo/ubuntu lucid main non-free

grub_01

Passo 3 – Depois do repositório ter sido incluído na nossa lista de repositórios, basta procurar no Ubuntu Software Center por Burg-Manager

burg_00

Depois de instalado, o Burg-Manager fica disponível no menu System Tools—>Burg Manager.

Iniciamos a aplicação, e inicialmente devemos configurar em que idioma que pretendemos que a aplicação seja apresentada

grub_03

De seguida, a aplicação apresentará todas as opções para configuração. Para iniciar devemos mandar instalar o burg carregando no botão para o efeito

grub_04

Como já referimos, o Burg-Manager permite realizar várias configurações. Por exemplo, se pretendermos alterar o background do Grub podemos fazê-lo através separador Instalar Temas escolhendo um dos disponíveis.grub_05

No separador parâmetros, podemos definir qual o sistema operativo por omissão, qual o tempo de apresentação do menu de boot e a resolução desse menu.

grub_07

Nos parâmetros avançados podemos configurar alguns parâmetros extra do Grub, como por exemplo definir uma password para o boot dos sistemas operativos.

grub_06

Depois de tudo configurado, devemos aplicar as configurações e testar para ver se funciona. Para isso devemos reiniciar o sistema e verificar se na hora do boot dos sistemas operativos as alterações realizadas foram aplicadas com sucesso.

Alguns exemplos

Tema Chiba

grub_08

ubuntu2 (showing circular progress bar)

grub_09 refit (showing folding menu)

grub_10 radiance

grub_11

Podem ver mais temas aqui

Homepage: BurgLoader

Sem comentários:

Enviar um comentário