domingo, 11 de julho de 2010

[Apps]Fresh Diagnose 8.40 – O computador a nu!

Confesso que estas são as minhas ferramentas preferidas, quando o assunto é “perder tempo” a vasculhar o computador. Digo perder tempo porque as uso mesmo para “vasculhar” o que se passa na máquina, não as uso por qualquer razão técnica ou cientifica, é mesmo para saber o que tenho lá dentro, como se tem comportado e como interpretar valores e informações produzidas por estas ferramentas de análise.

Claro que acabo por ter mais informação do que a que esperava e essa informação serve para muitas situações de aperto. Aliás, já vos falei aqui no Peopleware em várias destas aplicações.

Nunca vi nenhuma aplicação tão completa.

Esta ferramenta apresenta um vasto leque de informações referentes a tudo o que é componente e serviço do nosso computador. Dividido por classes de operacionalidade, o Fresh Diagnose vai ao mais ínfimo pormenor para lhe dar a conhecer tudo o que existe dentro do computador.

Depois de descarregar e abrir a aplicação, entretanto instalada (só vos peço para não a colocar no português que acompanha o pacote de idiomas, é vergonhoso e pode levar utilizadores ao desespero), vamos vaguear pelas várias categorias existentes.

Software System

Nesta categoria pode encontrar tudo o que é informação sobre o Sistema Operativo. Podemos ter informações sobre a arquitectura do SO, sobre os utilizadores, tempos de resposta dos comandos do Windows… tudo, o difícil é não encontrar alguma informação.

Hardware System

O que precisa de saber sobre o seu hardware? Qual o tipo de processador? Versão e tipo de BIOS? Tudo sobre a RAM? A Board, sabe a que tem? Bom, procure aqui a informação. De bónus ainda leva dados retirados dos sensores existentes na sua máquina em diversos dispositivos.

Devices

neste ponto pode controlar tudo o que é input e output. Além disso, a aplicação faz um diagnóstico detalhado de tudo o que envolve as comunicações dos periféricos com a máquina. Partições do seu disco: sabe o que é ou sabe como estão formadas? Unidades lógicas existentes na sua máquina, sabe o que é? Se sabe provavelmente não saberá com o detalhe que lhe é mostrado.

Por falar em detalhe, sabe quanto tempo leva o computador a limpar a totalidade do seu disco? Pois, eu também não sabia, mas segundo esta aplicação, em 18 minutos fico com o disco limpinho, totalmente desprovido de informação.

Network and Internet

Aqui é que nos podemos perder com tanta informação útil. Aqui pode tirar uma radiografia de corpo inteiro ao seu perfil de internauta. O pormenor de saber tudo sobre os protocolos de comunicação, sobre as portas, sobre a segurança activa e passiva, leva-o a questionar o que sabe realmente sobre a sua máquina!

Multimedia

Periféricos, drivers, portas e tudo o que importa saber (e o que importa desconhecer) está aqui. É um manancial de informação ao pormenor, onde são reveladas datas e versões de cada add-on instalado que influencia o desempenho multimédia da sua máquina.

Database

Este módulo contém informação para quem utilize Open Database Connectivity (OBDC), recursos e opções existentes no sistema. Voltamos ao mesmo denominador comum, o detalhe, que neste módulo é específico e imprescindível.

Hardware Resources

Este módulo apresenta informações sobre as portas I/O que lhe servirá numa patamar muito técnico. No entanto, poderá ter noção de possíveis conflitos existentes nestas portas.

Snapshot

Se pretende saber agora como está o seu sistema, então faça uma fotografia (será mais uma tomografia axial computorizada, vulgo TAC) aos processos carregados. Nada escapará.

Traces

Aqui está devidamente catalogada a sua vida na máquina (parte dela). O que abriu recentemente, que ficheiros utilizou, por onde andou. Foi à Internet certo, então estão aqui os locais por onde andou (locais recentes). Claro que o Windows com os seus dispositivos de segurança e privacidade, tentam proteger o utilizador da evasão que tenta fazer esta aplicação e nos últimos sistemas operativos, já alguma informação é resguardada, mas… aqui pode mesmo ir ao detalhe de saber quem se ligou recentemente às suas portas USB… isto interessa!!!

Benchmarks

Este módulo somente com a aplicação registada é que lhe dará a precisa informação. São comparativos entre valores tipificados e os seus valores. Permitindo que diagnostique alguns problema e perdas de performance. É muito interessante o nível de informação e provavelmente será das poucas aplicações gratuitas a prestar este serviço.

Deixo-vos na imagem abaixo um exemplo da qualidade destes gráficos. Claro que a métrica usada pela ferramenta pode ou não ter a concordância do proprietário do equipamento, mas fica uma amostra muito interessante, como já referi.


Licença: Freeware (após registo gratuito)
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Fresh Diagnose 8.40 [2.20MB]
Homepage: Fresh Devices

1 comentário:

  1. Muito bom o seu tutorial! Grato! Estou lendo este artigo, pois estava na bibliografia indicada de um curso dos Novos Caminhos, um curso de Formação Incial e Continuada, que está sendo oferecido gratuitamente e de forma remota hoje em todo o Brasil!

    ResponderEliminar