quinta-feira, 22 de julho de 2010

[Apps]Emsisoft Emergency Kit 1.0 Beta – O SOS na PenUSB

Todos os dias aparecem novas formas de malware. É até surreal pensar que existem pessoas que se dedicam a conceber programas que irão prejudicar (até a um nível desconhecido) a vida de milhões de utilizadores informáticos. Uns desenham elaboradas formas de detectar brechas na segurança dos computadores tentando “roubar” informação, passwords de serviços bancários e outros serviços financeiros, depois existem os crânios que se dedicam a criar novas formas de spam e scam… tudo porque existe mercado que paga isso. Entendo inclusive que esses “iluminados” deveriam pagar impostos e segurança social!

Mas como nos protegemos desse “negócio”?

Não é fácil. Esta é a realidade e temos de conviver com ela. Para estarmos bem protegidos, pelo menos o suficiente para dormirmos descansados, temos de pagar e pagar bem por serviços desenvolvidos e constantemente actualizados. Esses serviços, essa massa encefálica que está por trás dos produtos de protecção e que tentam permanentemente estar um passo à frente do programador criminoso… tem um custo.

Depois existem as empresas que promovem os seus produtos, oferecendo versões gratuitas. São essas pérolas que tentamos trazer para o nosso lado. É o caso desta suite de segurança, talhada para actuar de dentro da PenUSB.

A Emsisoft lançou um kit de SOS muito poderoso, permitindo ao utilizador atacar os Vírus, Trojans, Spyware, Adware, Worms, Dialers, Keyloggers e restante família, a partir de uma penUSB correndo as muitas ferramentas existes no Emsisoft Emergency Kit.

A interface gráfica é muito apelativa e está desenhada em português BR o que facilita a utilização para pessoas menos “desenrascadas” nesta arte de caça ao malware.

Assim podemos encontrara dentro deste pack as seguintes ferramentas:

A importância de cada uma resume-se à sua acção nos muitos locais onde se aloja o malware. Podemos limpar desde o registo ao arranque do Windows, passando pelos cookies, temporários e muitos outros locais prováveis e improváveis para se esconder esta actividade criminosa e danosa, na nossa máquina.

A sugestão que deixo é que comece por visualizar a actividade dos serviços activos. Perca ali uns minutos a ver quem consume a ram, quem está activo e quem é o fabricante. Já agora veja o local onde está apontado o programa/processo a correr. Depois execute as várias ferramentas de limpeza e em casos de “brute force” utilize sem receios os meios que a ferramenta disponibiliza.

Como corre a partir da penUSB (para esta nãos ser contaminada proteja-a, não permitindo a escrita de fora para dentro), poderá vasculhar o computador e usar todos os recursos da aplicação para limpar o computador, quando este já não responde aos programas instalados nativamente no próprio disco do PC.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Emsisoft Emergency Kit 1.0 Beta [104.19MB]
Homepage: Emsisoft

Sem comentários:

Enviar um comentário