sábado, 3 de julho de 2010

[Tutorial] Como criar e utilizar uma conta Paypal para transferir e ganhar dinheiro

Há algum tempo que recebo contactos de leitores aqui do blog a perguntarem-me como funciona o Paypal e de que forma poderão utilizá-lo para gerir e transferir dinheiro online de forma segura, e queria aproveitar o artigo de hoje para explicar isso e também de que forma é possível ganhar dinheiro com o Paypal. O Paypal é hoje lider no mercado, oferecendo diferentes moedas de transacção e disponibilidade em cerca de 62 países diferentes, entre eles Portugal e Brasil. Infelizmente o Paypal ainda não suporta contas bancárias do Brasil, pelo que a única forma de transaccionar dinheiro é através de um cartão de crédito internacional. Ainda assim é extremamente viável para todos os blogueiros e webmasters que pretendem transaccionar dinheiro em todo o mundo. Conheço imensos que utilizam regularmente a plataforma e fazem dela um ponto de partida para os seus negócios online. Como achei que falar vagamente do Paypal não traria grandes resultados, ou provavelmente iria dar origem a muitas dúvidas, resolvi fazer um tutorial completo sobre o sistema e disponibilizá-lo imeditamente para os leitores aqui do blog .

1. INTRODUÇÃO

O Paypal é um sistema electrónico de transacção de dinheiro, que permite entre muitas coisas, enviar e receber dinheiro a partir de qualquer local do mundo, independentemente da moeda ou do país de origem do utilizador. O sistema pode ser utilizado para comprar equipamentos nos leilões do ebay, comprar produtos ou serviços na internet, ou mesmo fazer doações a websites ou blogs.

A conta de utilização básica no Paypal é gratuita, tal como todo o tipo de contas, e não retem comissões para a plataforma por utilização e movimentação de dinheiro. No entanto, este tipo de conta só permite receber dinheiro, uma vez que está limitada a 5 envios de dinheiro por ano, o que é consideravelmente pouco para quem trabalha com internet regularmente.

A conta gratuita permite enviar e receber dinheiro de utilizadores que tenham conta no Paypal, mas também possibilita receber dinheiro de utilizadores que não tenham conta no Paypal. Se enviar um pedido de pagamento para um endereço de email, essa pessoa poderá pagar com um cartão de crédito internacional, sem que tenha sequer uma conta no Paypal. Nem necessita de abrir.

O dinheiro recebido na sua conta Paypal poderá ser gasto ou enviado para outros utilizadores, ou então levantado para uma conta bancária ou para um cartão de crédito, por exemplo. Dependendo do tipo de conta e do tipo de informação inserida no sistema, terá no seu quadro de Withdraw várias opções. Neste exemplo em baixo temos o envio para conta bancária nos Estados Unidos ou em Portugal, e os valores de comissão por levantamento.

comissões e opções de levantamento

2. INSCRIÇÃO

Inscrever-se no Paypal é extremamente simples e não necessita sequer de providenciar informação bancária, no entanto, se quiser movimentar dinheiro ou levantar capital que seja depositado na sua conta, terá obrigatoriamente de o fazer.
Para iniciar o processo de registo, clique no texto “Sign Up“. Na página seguinte o sistema vai perguntar-lhe se pretende criar uma conta Personal, Premier ou Business. Eis as diferenças:

. Personal – Para receber dinheiro ou fazer compras online com cartão de crédito. Sem comissões.
. Premier – Conta para freelancers ou blogueiros que enviam e recebem dinheiro regularmente. Comissões iniciais de 2%. Este valor desce conforme o volume de transacções.
. Business – Para quem tem negócios estabelecidos e utiliza dados empresariais. Comissões mais atractivas.

O mais adequado a meu ver é a conta Premier. Uma vez que recebe e envia dinheiro com regularidade, seja para comprar banners, temas, publicidade, produtos ou serviços, torna-se imprescindível ter uma conta deste tipo. Ainda que existam comissões de 2%, compensa claramente pela qualidade do serviço e disponibilidade de meios.

registo paypal

Na página seguinte o sistema irá questioná-lo sobre quais os seus dados pessoais. Nome, morada, localização, contactos, etc. O processo é muito simples e inclui também algumas perguntas de segurança para depois conseguir recuperar a sua conta em caso de haver problemas.
O email que digitar no primeiro campo, será o endereço que irá utilizar para comercializar dinheiro na sua conta Paypal, e será também o endereço que fará o login na plataforma. Será esse endereço que você irá enviar para os seus clientes quando quiser receber dinheiro.

Se inserir dados de cartão de crédito internacional, o Paypal irá confirmar a veracidade dos seus dados junto do sistema. Se a morada que você colocou é a mesma que se encontra no registo do cartão de crédito, o sistema irá assumi-lo como um utilizador verificado. Para verificar o seu cartão de crédito, será necessário também seguir os passos de verificação, sendo que o Paypal retira 1,50EUR no seu cartão de crédito e deixa na transacção um número de 4 digitos que é a chave para essa verificação.
Para encontrar esses digitos, terá de pedir no seu banco um extracto dos movimentos do cartão de crédito, e conferir o código na alinea do resgate Paypal. O processo é muito simples.
Um utilizador verificado é considerado sempre como alguém credível aos olhos do sistema, o que é sempre uma vantagem comercial.

utilizador paypal verificado

3. LIMITES DE CONTA

As contas Premier e Business incluem limites de transacção que são meramente etapas de segurança aplicadas pelo Paypal. Na conta Premier por exemplo, a partir do momento que transaccionar 1000EUR o Paypal coloca um aviso para que submeta o seu Bilhete de Identidade e uma cópia de uma factura que comprove a sua morada de residência. O processo leva 24 ou 48h a ser aprovado, e pode ser feito através da plataforma, fazendo upload dos referidos ficheiros requesitados.
Durante estes processo a conta Paypal está 100% operacional, não podendo unicamente ser encerrada até que o procedimento de segurança esteja concluido.

4. USANDO O PAYPAL PARA ENVIAR DINHEIRO

Actualmente o Paypal é utilizado em mais de 70% das transacções feitas pelo eBay, e uma vez que ambas as empresas são do mesmo grupo, esse valor faz todo o sentido. Como referi anteriormente, o Paypal pode ser utilizado para enviar dinheiro respeitante a transacções no ebay, doações e caridade, compra de produtos ou serviços, entre outras coisas. Não existe a necessidade de especificar o serviço ou produto que compra, pelo que é um sistema bastante liberal nesse aspecto.

Para enviar dinheiro clique no menu “Send Money” da sua conta Paypal e preencha os dados requeridos pelo sistema. O email do destinatário corresponde à conta de destino para onde vai enviar dinheiro. Se enviar o dinheiro em EUROS ou DÓLARES o sistema faz as devidas conversões utilizando a taxa de câmbio disponível no momento dessa transacção.


paypal tutorial

Se por ventura quiser fazer uma doação a um site, terá ou de saber o endereço de email do destinatário, ou utilizar um botão ou caixa de doação como a que utilizamos aqui no blog por exemplo.

Em transacções online, algumas empresas disponibilizam pagamentos através de cartão de crédito e também através de Paypal. É importante que saiba seleccionar o método de pagamento correcto, uma vez que ao pagar por cartão de crédito, ele não irá utilizar os seu fundos do Paypal. Você terá de fazer Checkout através do Paypal para que possa ou utilizar os seus fundos presentes na sua conta, ou pagar também através de um cartão de crédito internacional. Veja o exemplo:

pagar com paypal

5. USANDO O PAYPAL PARA RECEBER DINHEIRO

Receber dinheiro pelo Paypal pode ser feito de diversas formas. A primeira é dando ao pagador o seu endereço de email para que ele lhe transfira directamente o montante. Outras opções incluem o botão de requesitar dinheiro, que envia por email uma factura a requesitar um pagamento de um valor definido. Esse pagamento pode ser feito por clientes que utilizem paypal ou através de um cartão de crédito internacional, sem que seja necessário ter conta no Paypal sequer. Isto é ideal para negócios e venda de produtos ou serviços online, uma vez que não existe barreira comercial nenhuma, a não ser a necessidade de um cartão de crédito.

Para requesitar um pagamento, clique no separador ”Request Money” da sua conta Paypal, e insira o endereço de email do seu cliente, o valor a cobrar na moeda que você deseja receber, e o tipo de negócio em causa. Se por ventura o seu cliente é americano e você pretende receber em euros, para não ter depois o dinheiro na sua conta Paypal a desvalorizar, você poderá fazer uma request em euros, porque o sistema depois converte em dólares para o seu cliente. Ele paga-lhe em dólares, e você recebe em euros.

pedir dinheiro paypal

6. UTILIZAÇÃO AVANÇADA DO PAYPAL

O Paypal disponibiliza gratuitamente a sua API para que os desenvolvedores possam utilizá-la para interagirem directamente com o cliente, sem que haja necessidade de efectuar trabalho manualmente. Provavelmente já viu em muitos sistemas e lojas online, produtos que são vendidos com botões de compra através do Paypal, em que o cliente é enviado para o Paypal, efectua o pagamento com a sua conta ou com um cartão de crédito, e depois é retornado automaticamente para o site do comerciante, onde poderá descarregar o ficheiro ou concluir a aquisição que havia feito.

Se por ventura tem conhecimentos técnicos suficientes para integrar pagamentos Paypal nos seus websites, considere visitar a página Paypal Developers, onde irá encontrar as ferramentas e APIs necessárias para a integração do sistema no seu site ou blog.

7. PROGRAMA DE DENUNCIAS DO PAYPAL

O Paypal tem integrado consigo um programa de denuncias que permite entre muitas coisas, efectuar o pedido de devolução de um determinado montante pago a uma pessoa ou cliente, por má prestação de serviços. Isso geralmente acontece muito a quem faz venda de produtos ou serviços, e em especial aos freelancers, que muitas vezes acabam por recorrer a esta sentença para evitarem perder dinheiro e tempo.

Se por ventura tiver algum problema com um cliente seu, vá ao menu “My Account” e ao sub-menu “Resolution Center“. Ai dentro poderá abrir um novo caso e reportar o seu problema ao Paypal. Obviamente que este processo deverá ser escrito em Inglês e devidamente fundamentado, caso contrário a probabilidade de os fundos lhe serem devolvidos é muito menor.

resolution center do paypal

8. GANHAR DINHEIRO COM O PAYPAL

O Paypal tem um programa de recomendação de novos clientes que paga actualmente 0,5% de todas as transacções que esse cliente fizer, até um montante máximo de 1000EUR. Ou seja, é possível ganhar dinheiro, nomeadamente até 1000EUR com cada referencia, mas isso exige que o referenciado movimente cerca de 20,000EUR na totalidade. É algum dinheiro, mas é perfeitamente exequível.

Depois de criar a sua conta no Paypal, no fundo do site tem um link que diz “Referrals“, a partir do qual é possível encontrar o seu código de afiliado e um banner promocional do Paypal. Utilize a ferramentas disponíveis e promova o Paypal junto dos seus clientes ou dos seus leitores, como uma forma viável de transaccionar dinheiro online, porque na verdadade é isso que o Paypal é.

Sign up for PayPal and start accepting credit card payments instantly.

Origem do Tutorial AKI.

Sem comentários:

Enviar um comentário