sábado, 3 de julho de 2010

[Dica]MsInfo32 – Informação de sistema dentro do Windows

O Windows tem muitas ferramentas escondidas e que podemos utilizar, dispensando outras externas ao sistema. Sempre que adicionamos uma ferramenta, por muito boa que ela seja, estamos a introduzir “carga” ao sistema. Por outro lado, as ferramentas desenhadas pela Microsoft são, na maioria dos casos, as mais indicadas para interagirem com o próprio sistema. Devemos sempre que possível evitar de estar a usar ferramentas externas para funções em que o Windows tem ferramentas nativas e integradas.

Mais um exemplo de uma dessas ferramentas é o Sistem Information. Com esta ferramenta conseguimos olhar para dentro do nosso PC e extrair informação útil sobre ele.


Estas ferramentas conseguem fazer tudo o que as outras, com a vantagem óbvia de terem sido desenvolvidas por quem também desenhou os sistemas onde elas vão ser executadas. Conseguem assim ter ferramentas mais estáveis e perfeitamente integradas.

O Sistem Information é uma ferramenta que consegue competir com a maioria das ferramentas de auditagem disponíveis pela Internet quando a função é a apresentação de dados referentes ao nosso hardware e Windows.

Muito provavelmente a fonte de informação desta ferramenta e de muitas outras que estão disponíveis é a mesma, mas a forma como a Microsoft a desenhou deve conseguir aproveitar a informação de forma mais eficiente.

Apesar de ser uma ferramenta nativa do Windows desde o XP, o Sistem Information não tem sido divulgado pela Microsoft e consequentemente a sua utilização e capacidades têm passado despercebidas.

A forma de utilização do Sistem Information é muito simples. Devem chamá-lo através do DOS ou através da caixa de comandos do vosso Windows. Para isso devem executar o seguinte comando:

msinfo32.exe

A interface desta aplicação é muito simples. Do lado esquerdo têm numa estrutura de hierarquias onde são apresentadas os principais itens do vosso PC. Do lado oposto têm a informação útil e referente ao ítem que escolheram do lado esquerdo.

Existe ainda a possibilidade de efectuar pesquisas no Sistem Information, bastando para isso que usem o campo disponibilizado para isso. Podem ainda filtrar essa pesquisa para que obtenham apenas resultados de uma categoria ou por nome de categoria.

Para além de ter uma interface gráfica de apresentação dos dados é ainda possível gerar ficheiros de texto com a informação disponível na ferramenta, bastando para isso na linha de comando coloquem o seguinte:

msinfo32.exe /report c:\.txt

O resultado desse comando será um ficheiro de texto contendo uma radiografia do vosso PC.

Esta é uma alternativa útil a muitas ferramentas que estão disponíveis pela Internet. Tem uma interface mais pobre que muitas delas, mas o que conta neste caso é a informação nela contida e a certeza de que a têm instalada em todas as máquinas que tenham Windows, evitando desta forma ter de instalar mais uma ferramenta ou de terem de andar com ela numa Pen.

Testem-na e memorizem o comando pois será útil numa situação de necessidade e se não tiverem outra alternativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário