quinta-feira, 22 de julho de 2010

[Apps]Network Traffic Monitor 1.2 – Controle o tráfego no Linux

Já apresentamos aqui no pplware algumas aplicações com o objectivo de monitorizar o tráfego de uma rede de dados. No entanto, como o target tem sido sempre para Windows, hoje vamos rumar até ao mundo Linux. O Network Traffic Monitor é uma aplicação que nos permite monitorizar o tráfego da nossa rede de dados, sendo bastante útil para quem tem planos de dados (de Internet) limitados.

ntm_00

Algumas características da aplicação

  • Possibilidade de definir a interface a monitorizar
  • Definição do período de tempo (dia, mês, ano, hora) para controlar todo o tráfego
  • Possibilidade de definir um auto-disconnect quando um determinado limite é atingido
  • Monitorização do tráfego de entrada, saída, sendo apresentado informações sobre o tráfego total e respectivas velocidades ao longo da actividade
  • Não necessita de privilégios de administrador
  • Possibilidade de produzir relatórios detalhados

Como instalar no Ubuntu?

Para instalar o NTM no Ubuntu Linux basta efectuar o download do pacote: ntm-1.2.deb e proceder à sua instalação simplesmente atrás de dois cliques ou então usar a Ubuntu Store procurando por ntm.

Depois de instalado, o NTM fica disponível em Applications->Internet –> NTM

Executando a aplicação, a mesma fica disponível através de um ícone na barra superior.

ntm_01

A aplicações permite realizar um conjunto de configurações das quais se destacam a possibilidade de definir a interface, a transparência de apresentação da aplicação, autorun, definir qual o limite em MB e consequente shutdown da placa, entre outras configurações.

ntm_02

Como referido, outra das vantagens da aplicação é a possibilidade de criar relatórios de tráfego com as mais diversas informações.

ntm_03Para quem gosta de controlar o tráfego de dados (de entrada e saída) o Network Traffic Monitor é uma aplicação bastante interessante para o efeito.

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Linux
Download: ntm-1.2.tar.gz [57,2 KB]
Homepage: NTM – Network Traffic Monitor

1 comentário:

  1. Olá. Tenho um note 64 bits, com Windows 7 Home Premium e Ubuntu 10.04. Existe algum software de monitoramento que rode em windows e linux ?

    ResponderEliminar