quinta-feira, 22 de julho de 2010

[Apps]Swish – O Linux no explorador de ficheiros do Windows

Quem faz gestão de máquinas Linux recorrendo a um Windows conhece bem as dificuldades que encontra quando tem de transferir ficheiros entre estas máquinas. Para além de termos de recorrer a softwares externos, não existe uma integração plena destes com o Windows e com o seu explorador de ficheiros. Para resolver estes problemas, e para tornar a navegação nos sistemas de ficheiros do Linux simples, apresentamos o Swish.


Este software permite que integremos de forma perfeita a navegação no Linux com o explorador de ficheiros do Windows. E para garantir segurança recorre ao protocolo SSH, em concreto ao SFTP. A autenticação é feita com recurso a password, como em qualquer outra ligação SSH.

Ao estar integrado com o explorador de ficheiros do Windows consegue-se a mesma utilização que em qualquer sistema Windows. Podemos apagar ficheiros, arrastar para copiar de ou para o Linux ou renomear. Existe ainda cache dos ficheiros das ligações que visitarmos.

A sua forma de utilização é muito simples. Depois de instalado passam a ter na janela Computador mais uma drive, de nome Swish. Ao clicarem nela acedem ao interface de gestão das ligações. Ai podem criar, remover ou aceder a ligações que tenham já criado.

Caso pretendam criar uma nova ligação devem apenas fornecer os dados de acesso e a pasta a que pretendem aceder sempre que efectuarem essa ligação. Os dados necessários são os seguintes:

  • Label: Nome que será apresentado na ligação
  • Host: Nome ou IP da máquina a ligar
  • Port: Porto de ligação. Tipicamente 22
  • User: Utilizador a ser usado na ligação
  • Path: Caminho onde a ligação vai iniciar

Depois de terem a ligação criada, devem apenas efectuar um duplo clique em cima do ícone da ligação e será apresentada a chave de ligação, na primeira vez que acederem a uma máquina, e o pedido de palavra-chave.

Se colocaram os dados correcto o acesso à máquina será fornecido e ficaram na pasta que definiram no momento da criação da ligação. Naveguem então para o local pretendido e comecem a transferir ficheiros.

Esta é uma excelente alternativa a softwares como o Winscp ou outros do género. A sua integração plena com o explorador de ficheiros do Windows garante-lhe uma vantagem pois os utilizadores nem se vão aperceber que estão a aceder a uma máquina não Windows.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 98/ XP/ Vista/ 7
Download: Swish 0.41 [9.45MB]
Homepage: Swish

Sem comentários:

Enviar um comentário