Cada vez mais é mais comum ver aplicações que possuem também a respectiva versão “portable”. As vantagens de uma aplicação portable é que em primeiro lugar não é necessário que esta seja instalada no nosso sistema, e pode-se trazer em qualquer dispositivo de armazenamento amovível (ex. Pen USB, Disco externo).
Portable Linux Apps é uma grande iniciativa do projecto Elementary que tem como objectivo trazer o conceito de portabilidade de aplicações para o mundo Linux, assim como já acontece no Windows.
A portabilidade de aplicações para Linux é possível graças ao novo formato de ficheiros definido por AppImage que utilizada um único ficheiro para uma aplicação completa e que é possível de executar em qualquer distribuição Linux.
Outra características bastante interessante, é a possibilidade de criar/tornar de forma relativamente simples mais aplicações portable, através da ferramenta AppImageAssistant.
Para usar aplicações “portable” no Linux, é inicialmente necessário aceder à pagina do projecto, aqui, descarregar a aplicação que pretendemos e dar permissões de execução ao ficheiro.
Vamos a um exemplo:
Passo 1 – Aceder ao site Portable Linux Apps (aqui)
Passo 2 – Para o exemplo, vamos escolher a aplicação Chromium 6.0.443 e fazemos o respectivo download.
Passo3 – Para dar-mos permissões de execução ao ficheiro, podemos ir facilmente as propriedades (botão lado direito do rato), e em seguida “Permissions”. Em seguida escolhemos a opção: “Allow executing file as program”
Para executar a aplicação portable (neste caso o chromium) basta dar dois cliques com o rato na aplicação.
Realizei alguns testes com algumas aplicações portable, e o rendimento da mesmas é fantástico. Parece-me que esta filosofia é muito interessante para o mundo pois é uma solução chave na mão. Aproveitem e criem algumas aplicações portable com a ferramenta AppImage Assistant também disponível no site do projecto.
Homepage: Portable Linux Apps
Sem comentários:
Enviar um comentário