quarta-feira, 5 de maio de 2010

[Tutorial]Instalar o Windows 7 beta

A Microsoft disponibilizou recentemente uma versão beta do seu novo sistema operativo, o Windows 7. Esta versão pode ser descarregada gratuitamente e pode ser testada até ao mês de Agosto de 2009. Neste tutorial vamos explicar como pode instalar e testar este novíssimo sistema operativo.

As críticas recentes, têm dito que o windows 7 é mais rápido e mais leve que o seu antecessor, o Windows Vista, sendo até em alguns casos superior ao estável Windows XP.


Neste tutorial vamos demonstrar como pode instalar o novo Windows 7 no seu computador. Para este tutorial, vamos instalar o Windows 7 no Virtual PC, no entanto, o procedimento é igual, caso queira instalá-lo na própria máquina.

Dowload Windows 7 Beta

Primeiro temos de efectuar download da versão beta do Windows 7 a partir do site da Microsoft. O endereço para download é o seguinte:

http://www.microsoft.com/windows/windows-7/beta-download.aspx

O link de download encontra-se quase no fundo desta página:


Depois de escolherem a versão que querem efectuar download, clicam em Go e vão para a página seguinte (terão que ter uma conta hotmail ou live para efectuar o download.):


Na página de download têm uma “Product Key”, que activará a versão que efectuarem download, por isso, devem guardá-la no ficheiro txt ou imprimi-la. Esta chave vai ser necessária durante a instalação.

Depois disso, podem clicar no botão “Download Now”, para iniciar o download.

O download totaliza aprox. 2.4 GB, pelo que pode demorar algum tempo em ligações lentas. O ficheiro descarregado é um .iso que corresponde à imagem de um DVD. Portanto, depois de efectuar o download do mesmo, deverá gravá-lo num DVD, utilizando a opção “gravar a partir de imagem”.

Instalação do windows 7 Beta

Depois de termos o DVD gravado, colocamo-lo no pc e reiniciamos o nosso pc.


O computador deverá arrancar a partir do DVD, iniciando a instalação do Windows 7.


O ecrã de instalação do Windows 7 está renovado, com um novo logótipo. Até este ponto, o Windows 7 faz o carregamento dos ficheiros de instalação automaticamente, sem necessitar de nenhuma informação do utilizador.


No ecrã anterior, somos questionados para escolher qual o idioma que pretendemos instalar. Esta versão beta, ainda não está disponível em Português-Portugal, por isso, escolhemos a versão Inglesa, com o sistema horário e teclado em Português. Depois clicamos em “Next”.


E pronto, estamos preparados para iniciar a instalação. O Windows 7 requer pouquíssima informação do utilizador. Basta clicarmos em “Install now” para a instalação iniciar.


A instalação inicia-se.


No ecrã anterior, temos de aceitar a licença de utilização, para que a instalação continue.


Depois temos duas opções “Upgrade” ou “Custom“. Se quisermos actualizar a nossa versão do Windows para o Windows 7, escolhemos a opção “Upgrade“. No entanto, se quisermos uma instalação nova do Windows 7 escolhemos a opção “Custom“. Neste tutorial vamos escolher a opção “Custom” para efectuarmos uma instalação nova do Windows 7, e mantendo o sistema operativo que temos actualmente.


Escolhemos qual o disco onde queremos instalar o Windows 7 (No caso de termos mais do que um disco/partição).


A cópia de ficheiro inicia-se após a escolha do disco/partição. Esta fase poderá demorar algum tempo, conforme as características do computador, e o mesmo poderá reiniciar algumas vezes.


Depois da instalação concluída, temos de escolher um “username” (nome de utilizador) para a nossa conta, e um “computer name” nome para o computador, que o identificará na rede.


Depois temos de escolher uma password para o nosso utilizador, bem como uma frase que nos ajude a recuperar a password no caso de a termos esquecido “password hint“.

Logo após termos escolhido a nossa password, temos de introduzir a Product key que nos foi fornecida quando efectuámos download da versão beta do Windows 7. Esta chave é utilizada para validar a versão beta do Windows 7.


No ecrã seguinte temos de escolher a forma como queremos que as actualizações do Windows 7 sejam efectuadas. Neste caso, a opção mais sensata será “Use recommended setting” que descarregará e instalará as actualizações automaticamente.


No ecrã visível na imagem anterior, escolhemos o nosso fuso horário, e acertamos a data e hora.


Depois escolhemos o perfil da rede à qual estamos ligados no momento. Se estiverem ligados à vossa rede de casa escolham a opção “Home network“. Se estiverem na rede do vosso trabalho escolham a opção “Work netwok” e se for uma rede pública escolham “Public network“. Este perfis ajustam a segurança da ligação conforme o tipo escolhido, ou seja, numa rede pública, existem mais mecanismos de segurança activos, porque existe mais perigo, enquanto que na rede da vossa casa, o Windows desliga alguns mecanismos de segurança, pois assume que a rede deve ser segura.


Após termos introduzido as nossas configurações, o Windows 7 aplica-as.


Finalmente vemos o novo desktop do Windows 7, com um peixe combatente. :)


E já está. Temos o novo Windows 7 instalado. Não foi muito difícil. Agora é começar a explorá-lo. Algo que salta logo à vista é a nova barra de tarefas (TaskBar), um pouco diferente da do Windows Vista. Espero em breve efectuar um artigo sobre as novidades que o Windows 7 nos traz.

Sem comentários:

Enviar um comentário