segunda-feira, 10 de maio de 2010

[Apps]Luxand Blink 2.0 – Autentique-se no Windows usando a sua face

O Windows tem evoluído consideravelmente ao longo de todas as suas versões. As novas versões trazem sempre novidades ao nível da interface, personalização do ambiente de trabalho, segurança, usabilidade, etc. No entanto, a forma como é realizada a autenticação no Windows mantêm-se inalterada. Os utilizadores necessitam de introduzir utilizador e password para se poderem autenticar perante o sistema.

Uma vez que a maioria dos computadores vêm já equipados com uma webcam, porque não usar a mesma para fazer autenticação, perante o sistema, através do reconhecimento facial?

Luxand-Blink_1

A autenticação através do reconhecimento facial é uma função que não é nativa em nenhuma versão do Windows. Esta funcionalidade pode ser conseguida, instalando uma aplicação que permita tirar partido da nossa webcam. Para isso, apresentamos o Luxand Blink, uma aplicação simples e que permite autenticação do utilizador com baseno reconhecimento facial.

Após instalar a aplicação e proceder a algumas configurações, a mesma fica disponível quando o utilizador procede à introdução das credenciais para acesso ao sistema.

Como instalar/configurar?

Passo1 - Para começar, instalamos a aplicação e corremos a mesma.

blink_01

Passo2 – Em seguida, somos alertados que a aplicação irá proceder à captura e reconhecimento da nossa face e que os utilizadores deverão fazer breves movimentos com a cabeça, para a esquerda e direita.

blink_02

Passo3 - O processo de captura e reconhecimento da face vai começar.

blink_03

Passo4 - No final, é pedido para o utilizador inserir a password que normalmente usa para entrar no sistema.

blink_04

Após a execução dos passos anteriormente referidos, o nosso sistema está pronto para aceitar autenticações baseadas no reconhecimento facial.

blink_06

O Luxand Blink disponibiliza ainda um pequeno menu para controlo da aplicação.

blink_05

Depois de realizar alguns testes a esta aplicação, cheguei a conclusão que é mais simples e versátil do que o software inserido no pacote de aplicações que vinha com a minha webcam para o mesmo efeito. Experimentem e dêem o vosso feedback relativamente ao funcionamento nas vossas máquinas.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 (32 e 64 bits)
Download: Luxand Blink 2.0 [8.56 MB]
Homepage: Luxand

1 comentário:

  1. Poh cara utilizo o programa, a versão 2.3, mais ele fica de estante e estante solicitando o login, como se fosse segurança máxima, mesmo eu já tendo escolhido a opção High Convenience. Queria saber como configurar a parte de PRO SETTINGS

    ResponderEliminar