terça-feira, 4 de maio de 2010

[Apps] EASEUS Partition Master Home Edition 5.8.1

Existem no mercado várias ferramentas de qualidade para manipular partições no disco rígido. Actualmente existe uma muito conhecida, pela imensa qualidade que possui, mas também devido ao sucesso de marketing que sempre acompanhou o Norton PartitionMagic da Symantec.

Muitas das funções de que dispomos naquela ferramenta estão também presentes noutras aplicações, excelentes ferramentas com uma qualidade e segurança inquestionável.

EASEUS Partition Master

Falo-vos do EASEUS Partition Master, na versão Home Edition que se apresenta de forma gratuita e que permite várias modificações dentro do serviço a que se propõe.

É útil saber criar uma partição, é útil saber dividir o seu disco para criar, por exemplo, uma zona de segurança onde colocará ficheiros de recuperação do sistema, ou onde colocará por exemplo uma área que poderá estar acessível via FTP, como já foi referido aqui.

Mas pode fazer mais com esta aplicação que é uma chave inglesa para o seu disco rígido.

Para terem uma ideia do potencial, quero referir que com esta ferramenta o utilizador poderá, por exemplo, redimensionar as partições, copiar o conteúdo de um disco para outro suporte, copiar uma partição, explorando uma partição guardada como se fosse uma janela do explorador.

Existem assistentes que o guiarão pelas funções mais sensíveis, como é o copiar uma partição ou o conteúdo do disco. Mas a ajuda não se fica por aqui.

Não se fica porque existem muitas outras funções que certamente quererá explorar: formate um disco ou uma partição do mesmo, renomeie as drivers e atribua novas letras, mova copie, comprima, expanda, tudo de forma gráfica e com várias mensagens de ajuda.

Pode manipular vários aspectos de uma drive de disco, pode esconder uma letra ou uma etiqueta, pode alterar tamanhos simplesmente arrastando as margens do espaço representativo do disco.
Depois há um vasto leque de informações sobre o próprio disco. Saiba mais sobre o mesmo e deixe de o ver como um intocável dispositivo dentro do seu computador.

Conclusão:

Esta aplicação é uma poderosa ferramenta para gerir várias acções no seu disco rígido. Aliado a isso, pode com ela criar, gerir e proteger partições. Há algumas outras opções, que não mencionei no artigo, pois estão apenas disponíveis na versão paga. Caso pretenda suporte para o seu sistema a 64bits, então terá de adquiri a versão profissional. Veja aqui um comparativo entre versões para conhecer as poucas limitações da versão free.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: windows 2k/XP/Vista/Win7
Download [32bits]: EASEUS Partition Master Home Edition 5.8.1 [11.07MB]
Homepage: Partition Tool

Sem comentários:

Enviar um comentário