..sem a necessidade de instalar qualquer software/serviço adicional!
Sou um utilizador diário de máquinas virtuais e como tal a partilha de ficheiros entre a máquina real e máquina virtual é uma constante. A evolução da virtualização e as aplicações que o permitem fazer, têm ganho mais maturidade e como consequência novas funcionalidades. Actualmente é muito simples ter a nossa PEN USB ou disco Externo disponível dentro da nossa máquina virtual possibilitando assim a cópia de informação de um lado para o outro. Hoje apresento-vos o Shared Folders, que vem incluído no VMWare e que permite facilmente a partilha de ficheiros entre o sistema virtualizado e o sistema nativo.
O configuração deste serviço é bastante simples não sendo necessário a instalação de qualquer software/serviço adicional como por exemplo o samba (no caso de um Windows e um Linux). Vamos ver então como se faz:
Abrir o VMWARE, ir e VM—> Settings
Em seguida escolhemos Options e depois a opção Shared Folders
Dentro dessa janela, na parte do Folder Sharing definimos Always Enable e em seguida Add
A janela seguinte permite definir qual a pasta a partilhar (Pasta que se encontra no sistema nativo, no meu caso Windows 7) e o nome da partilha
Seleccionar a opção Enable this share
E está feito. A pasta do sistema nativo(c:/VM_SHARE) encontra-se agora mapeada para a pasta /mnt/hgfs/
Como tiveram possibilidade de ver, o processo de partilha de ficheiros é muito simples entre máquina nativa e máquina virtual. No presente artigo a configuração foi realizada entre um Windows 7 (SO nativo) e um Xubuntos (SO virtualizado).
Para ser ainda mais fácil e acessível, podem sempre criar um atalho no ambiente de trabalho a “apontar” para a vossa pasta partilhada.
Sem comentários:
Enviar um comentário