segunda-feira, 10 de maio de 2010

[Apps]AquaSnap – Aero Snap vitaminado para todos os Windows

Tentar melhorar o que está já muito bom não é fácil. Mas foi isso que os criadores do AquaSnap fizeram. Pegaram no conceito Aero Snap, que a Microsoft tornou público no Windows 7 e avançaram-no mais um passo no sentido da perfeição.

Fizeram-no de forma tão simples que custa a acreditar que a Microsoft não o tenha feito de início.


Para os (poucos) que não conhecem o Aero Snap a explicação é simples: esta característica da interface gráfica do Windows 7, o Aero, permite que arrastemos uma janela para um dos lados do ecrã e de forma automática esta janela passa a ocupar a metade exacta do ecrã. Caso arrastemos a janela para o topo do ecrã, então passamos a tê-la maximizada de forma instantânea. Assim conseguimos fazer de forma rápida a arrumação de janelas, obtendo um “face to face” entre duas janelas, se for necessário, ou conseguimos rapidamente um maximizar de uma janela.

O que o AquaSnap apresenta como novidade é que para além das características do Aero Snap (2 lados e o topo) passamos a ter a possibilidade de arrastar as janelas para os cantos e para a parte inferior da área de trabalho.

Essas novas áreas permitem que as janelas passem a ocupar apenas metade da zona correspondente. Ou seja, se arrastarem uma janela para o canto superior direito ela passará a ocupar a metade superior do lado direito do ecrã. Assim ficamos com uma possibilidade superior de arrumação “automática” que a fornecida pelo Aero Snap do Windows.

Caso arrastem uma janela para a zona superior ou inferior do ecrã então a janela ocupa a metade correspondente, a toda a largura do monitor. Entendam como sendo meia área de trabalho.

Outra alteração interessante foi a que fizeram ao Aero Shake. De “origem” ao agitarmos uma janela, todas as restantes são minimizadas e apenas essa ficará visível na área de trabalho. Agora, e com o AquaSnap, isso muda e passamos a ficar com a janela que agitamos em transparência e sempre acima das restantes. Com esta transparência podemos consultar dados de outra janela de forma fácil e rápida (por exemplo quando estamos a preencher um impresso online com dados numa folha de texto). Para reverter esta acção só temos de agitar novamente a janela.

A última vantagem do AquaSnap e que me parece que será a que agradará à maioria dos leitores e potenciais utilizadores é que com ele podemos trazer para as versões mais antigas do Windows esta capacidade que estava confinada ao Windows 7. Já imaginou o potencial desta ferramenta agora no Windows XP?

Esta ferramenta merece que a testem. Caso utilizem o Windows 7 podem fazer um upgrade às fantásticas funcionalidades do Aero Snap. Se ainda utilizam as versões anteriores ao 7 então é hora de conhecerem todas as potencialidades do Aero e verem o que têm andado a perder.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2K/XP/Vista/7 (32 e 64bits)
Download: AquaSnap 1.1.3 [1.73MB]
Homepage: AquaSnap

Sem comentários:

Enviar um comentário