quinta-feira, 13 de maio de 2010

[Apps]Ethernet Throughput – Teste a sua placa de rede

A despistagem de problemas de lentidão numa rede pode ser algo muito trabalhoso de resolver. Envolve desde as placas de rede dos PC’s ai ligados até aos Hubs, Swtichs ou Routers. Estarmos munidos de ferramentas que nos permitem isolar esses problemas pode ser uma ajuda preciosa para minimizar o tempo despendido a resolver esses problemas.

Para podermos ultrapassar algumas dúvidas sobre a localização desses problemas e ter a certeza de que este se encontra fora da nossa rede podemos utilizar o Ethernet Throughput, que irá testar a capacidade da nossa placa de rede.


Esta pequena ferramenta tem a capacidade de enviar tráfego de e para as placas de rede dos PC’s da vossa rede. E com base nos valores enviados e recebidos consegue traçar gráficos de capacidade.

A sua filosofia assenta num funcionamento na base de emissor e receptor. E ambas as funções estão na aplicação. Por isso apenas têm de escolher 2 máquinas na vossa rede e em ambas correr o Ethernet Throughput. Numa escolhem Listner (receptor) e que será a máquina que vai receber os pedidos. Esta máquina pode receber pedidos de até 10 emissores distintos.

Na segunda máquina apenas têm de colocar o IP da máquina que tem o receptor activo e carregar no botão Sender (emissor). Começa então o processo de envio de pacotes no sentido da máquina ir está à escuta. Por forma a termos disponível de forma rápida os valores que estão a ser trocados sem termos de estar a recorrer ao gráfico do Ethernet Throughput é disponibiliza na sua interface essa informação.

A informação disponível e que podemos consultar é o número de bytes, o tempo (em segundos) e uma barra que vai sendo deslocada à medida que os valores de tráfego aumentam ou diminuem. Podem ainda escolher a capacidade da placa para que a barra esteja mais realista e de acordo com a capacidade da vossa placa.

Do lado do receptor o processo de apresentação dos dados é idêntico. A diferença é que podemos definir qual a velocidade de resposta da placa de rede. Desta forma podemos condicionar o teste e ver os resultados numa perspectiva diferente.

É ainda possível ter acesso aos resultados dos testes em forma de gráfico. Para isso, na interface principal, na zona Display history escolham a janela temporal que pretendem e carreguem no botão >>.

Se pretendem verificar a capacidade da vossa rede ou se pretendem testar a vossa placa de rede esta é uma excelente aplicação. Mais interessante ainda pois é completamente portátil. Tenham atenção ao facto de que durante os testes o valor de consumo do processador tende a ficar muito elevado, mas isso é resultado do processamento necessário para responder aos pedidos de rede.

Se quiserem testar a ferramenta em apenas um PC podem sempre lançar 2 instâncias desta, lançar uma como listner e apontar o sender para o ip 127.0.0.1. Assim vão obter dados apenas sobre a vossa placa de rede. Mas mesmo esses dados são interessantes e podem mostrar-vos que a vossa placa não atinge os valores “prometidos”.

Bons testes!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: 2K/XP/Vista/7
Download: Ethernet Througput 1.0 [112.95KB]
Homepage: Ethernet Througput

Sem comentários:

Enviar um comentário