sábado, 31 de julho de 2010

[Apps]SSDownloader 1.35 – Ementa de Software de Segurança

Nos dias de hoje, ter um sistema operativo, seja ele qual for, é motivo de preocupação com o malware. O que dantes eram vírus e que afectavam principalmente o Windows, hoje é de tudo um pouco. São intrusos que usam da nossa máquina para propagar spam, são intrusos que detectam os toques do nosso teclado, roubando os dados nele introduzidos (no netbanco, contas de mail e outros locais privados), além de muita outra “bicharada” que vem de tudo quanto é lado.

Só nos resta descarregar alguma ferramenta que proteja… mas qual é a melhor?

SSDownloader

Isso fica a cargo de cada um e não será esse o motivo desta nossa conversa. O que vos trago é uma ferramenta gratuita e portátil que facilita o transporte das aplicações de segurança do local de origem até à nossa máquina, por outras palavras, ajuda a sacar sem espinhas.

A aplicação permite ter de cada uma das áreas disponíveis informação sobre preços e acção no sistema. Esta informação está diferenciada por áreas: antivírus gratuitos, firewalls, anti-spyware, suite de segurança pagas, anti-malware em geral e ferramentas dedicadas ao combate de malware indiferenciado,

O download é rápido e permite ter à mão um recurso importante: vamos imaginar que não consegue – por acção do malware – abrir o browser para fazer o download de alguma ferramenta, então esta colecção de programas de segurança irá ajudar.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: SSDownloader 1.35 [1.37MB]
Homepage: SSDownloader

[Dica] Desactivar os jogos do Windows 7

Para os utilizadores que não vêm grande utilidade nos jogos que vêm por omissão no Windows 7, o melhor mesmo será desactivá-los. (Isto também pode ser uma bela dica para que se removam os jogos do Windows para os funcionários)

Vamos aprender então como fazer um “turn off” aos jogos no Windows 7.

w_features_000

Para proceder à desactivação de funcionalidade no Windows 7, podemos usar o “Turn Windows features on or off

w_features_00

Em seguida, é-nos apresentado um conjunto de funcionalidade que podemos activar/desactivar. Para este exemplo em concreto, localizamos Games e retiramos o visto da checkbox. Se eventualmente no futuro pretenderem novamente os jogos, deverão aceder a este menu e voltar a meter o visto na checkbox Games.

w_features_1

E também no entanto possível, definir qual ou quais os jogos que pretendemos continuar a ter instalados na nossa máquina

w_features_02

Depois de carregar em OK, e no caso de termos desinstalado todos os jogos, podemos aceder ao menu Games, e verificar que não existe qualquer jogo disponível.

w_features_03

Como desactivar os Games do Menu?

Depois de desactivar todos os jogos, podemos inclusivé retirá-los do Menu. Para isso, com o botão do lado direito do rato na barra inferior, escolhemos a opção Proprieties

w_features_04

Em seguida acedemos ao separador Start Menu e em seguida carregamos no botão Customize

w_features_05

No conjunto de opções apresentadas, devemos encontrar a entrada Games e definir para Don’t display this item

w_features_06

Para quem ainda não conhecia o “Turn Windows features on or off”, aqui fica um bom exemplo da sua funcionalidade. Como puderam verificar, esta ferramenta não serve apenas para activar/desactivar os jogos, podendo ser usada para controlar outras funcionalidades do Windows.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

[Apps]Burg-Manager – Mude o background do GRUB

Como mudar o fundo do GRUB (Boot Loader – Gestor de inicialização dos sistemas operativos)? Pois bem, tal é possível mas antes de conhecer o Burg Manager, a “receita de comandos” tornava esta operação um bocado complexa para alguns utilizadores.

Com a aplicação Burg Manager tudo é bem mais simples, vamos conhecê-la.

grub_00

O Burg Manager permite efectuar alterações facilmente no GRUB, através de uma interface bastante intuitiva a organizada.

Como instalar o Burg Manager no Ubuntu?

Passo 1 – Importar a chave do repositório para instalar o Burg Manager. Para isso, abrir a consola e inserir o seguinte comando:

sudo wget http://www.sourceslist.eu/?download=public.key -O- | sudo apt-key add -

Passo 2 – Em seguida, abrimos o Ubuntu Software Sources e no separador Other Software, carregamos em Add e adicionamos o novo repositório

deb http://www.sourceslist.eu/repo/ubuntu lucid main non-free

grub_01

Passo 3 – Depois do repositório ter sido incluído na nossa lista de repositórios, basta procurar no Ubuntu Software Center por Burg-Manager

burg_00

Depois de instalado, o Burg-Manager fica disponível no menu System Tools—>Burg Manager.

Iniciamos a aplicação, e inicialmente devemos configurar em que idioma que pretendemos que a aplicação seja apresentada

grub_03

De seguida, a aplicação apresentará todas as opções para configuração. Para iniciar devemos mandar instalar o burg carregando no botão para o efeito

grub_04

Como já referimos, o Burg-Manager permite realizar várias configurações. Por exemplo, se pretendermos alterar o background do Grub podemos fazê-lo através separador Instalar Temas escolhendo um dos disponíveis.grub_05

No separador parâmetros, podemos definir qual o sistema operativo por omissão, qual o tempo de apresentação do menu de boot e a resolução desse menu.

grub_07

Nos parâmetros avançados podemos configurar alguns parâmetros extra do Grub, como por exemplo definir uma password para o boot dos sistemas operativos.

grub_06

Depois de tudo configurado, devemos aplicar as configurações e testar para ver se funciona. Para isso devemos reiniciar o sistema e verificar se na hora do boot dos sistemas operativos as alterações realizadas foram aplicadas com sucesso.

Alguns exemplos

Tema Chiba

grub_08

ubuntu2 (showing circular progress bar)

grub_09 refit (showing folding menu)

grub_10 radiance

grub_11

Podem ver mais temas aqui

Homepage: BurgLoader

[Apps]Skype Launcher 1.1 – Abra Múltiplas Sessões do Skype

O Skype é a mais popular e a lider, na área de comunicações VoIp. Além disso, muitos utilizadores usam como chat, pelas suas características também elas muito bem desenvolvidas. As empresas estão cada vez mais a adoptar este serviço, embora ainda não seja um número relevante.

Mas os utilizadores podem ter necessidade de usar várias contas: a profissional e a pessoal. Skype Launcher permite carregar ambas as sessões.

A normalidade da utilização, quando tem necessidade de usar contas distintas, é sair de uma sessão e carregar a outra. Pois com o Skype Launcher esse processo passa a ser executado de forma útil e correcta. Isto é, com esta ferramenta, depois de devidamente configurada, poderá lançar de uma só vez todas as contas do Skype.

Desta forma, irá ter sempre várias sessões abertas e distintas, com registos próprios devidamente salvaguardados.

O Skype Launcher é uma aplicação gratuita e portátil, garantindo que não deixará de ter esta possibilidade em qualquer computador. Esta faclidade tem apenas um importante reuisito, só são suportadas versões acima da versão 4. Descarregue aqui a versão actualizada do Skype.

Curiosidade:

Foi apresentada uma versão OpenSource do algoritmo de encriptação RC4 que a Skype utiliza para comunicação de dados. A Skype utiliza desde a sua origem versões alteradas destes mecanismos de cifra para garantir incompatibilidade entre o seu serviço e os restantes IM’s e que mantêm um sistema fechado. Este anuncio não significa no entanto que o sistema da Skype foi quebrado.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Skype Launcher 1.1 [619.37KB]
Homepage: Candalica

segunda-feira, 26 de julho de 2010

[Tutorial]Instale e experimente o Android no seu PC

O Android é considerado por muitos como o sistema operativo do momento. É certo que o Android ainda não atingiu o seu nível de popularidade, mas com as publicidades que têm aparecido no âmbito dos telemóveis/smartphones o Android será brevemente um termo conhecido de todos.

Bem, mas é só possível testar o Android se tiver um telemóvel/smartphone? A resposta é NÃO!, e hoje vamos ver como colocar o Android a funcionar num PC.

Android_000

Há muitas formas de colocarmos o sistema operativo Android a funcionar no nosso PC. A forma mais simples é através de uma máquina virtual, usando para isso o VMWare ou o VirtualBox. No entanto podemos também instalá-lo nativamente na nossa máquina sem qualquer problema.

Hoje vamos testar/explorar o Android através do VirtualBox. Para isso devem seguir os seguintes (simples) passos:

Passo 1 – Caso ainda não tenha o virtualBox instalado, pode fazê-lo a partir daqui

Passo 2 – Download do sistema Operativo Android android-x86-1.6-r2.iso

Passo 3 – A partir de agora é criar uma máquina virtual “normalíssima”, com base no .iso do sistema operativo Android

Para começar, indicamos qual o nome para a nossa VM

Android_00

Em seguida, definimos quando vamos partilhar da nossa memória RAM total para a máquina virtual (Para este exemplo, defini 512 MB de RAM e o rendimento é excelente)

Android_01

Depois mandamos criar o disco rígido virtual para a nossa VM.

Android_02 Depois das “pré-configurações” e criada a nossa máquina virtual, mandamos iniciar a mesma através do botão “iniciar”

Android_03Durante o processo de arranque, teremos de indicar onde se encontra o sistema operativo (para instalar nativamente ou apenas correr em live mode).

Para isso, indicamos ao VirtualBox onde se encontra a nossa imagem .iso, obtida no passo 2

Android_04 Depois de tudo configurado, o sistema arrancará normalmente dando a possibilidade ao utilizador de arrancar em Live mode ou de ser instalado nativamente no nosso sistema. Para este exemplo, vamos correr como LiveCD – Run Android-x86 without Installation

Android_05

O sistema operativo é bastante rápido no boot, e em breves segundos está disponível para o utilizador.

Android_06Para quem está habituado a este sistema operativo num smartphone, a grande diferença que nota é que no PC temos uma teclado e um rato para interagir com o mesmo (ahhh..não esquecer que não podemos realizar chamadas pois não temos como obter rede de uma operadora, mas temos endereço IP via NAT do virtualbox).

Android_08

De resto é tudo igual. Vamos ver por exemplo o Menu com as diversas aplicações disponíveis.

Android_000

O pplware também funciona muito bem através do browser disponível no Android, e sem qualquer problemas a nível do flash.

Android_07O resto deixo para vocês testarem e explorarem. Para quem não possui um smartphone ou telemóvel com Android, esta pode ser uma excelente forma de testar o tão badalado sistema operativo Android.

sábado, 24 de julho de 2010

[Dica]Aplicações “portable” para Linux

Cada vez mais é mais comum ver aplicações que possuem também a respectiva versão “portable”. As vantagens de uma aplicação portable é que em primeiro lugar não é necessário que esta seja instalada no nosso sistema, e pode-se trazer em qualquer dispositivo de armazenamento amovível (ex. Pen USB, Disco externo).

Portable Linux Apps é uma grande iniciativa do projecto Elementary que tem como objectivo trazer o conceito de portabilidade de aplicações para o mundo Linux, assim como já acontece no Windows.

portable_Linux

A portabilidade de aplicações para Linux é possível graças ao novo formato de ficheiros definido por AppImage que utilizada um único ficheiro para uma aplicação completa e que é possível de executar em qualquer distribuição Linux.

Outra características bastante interessante, é a possibilidade de criar/tornar de forma relativamente simples mais aplicações portable, através da ferramenta AppImageAssistant.

Para usar aplicações “portable” no Linux, é inicialmente necessário aceder à pagina do projecto, aqui, descarregar a aplicação que pretendemos e dar permissões de execução ao ficheiro.

Vamos a um exemplo:

Passo 1 – Aceder ao site Portable Linux Apps (aqui)

Passo 2 – Para o exemplo, vamos escolher a aplicação Chromium 6.0.443 e fazemos o respectivo download.

portable_linux_00

Passo3 – Para dar-mos permissões de execução ao ficheiro, podemos ir facilmente as propriedades (botão lado direito do rato), e em seguida “Permissions”. Em seguida escolhemos a opção: “Allow executing file as program”

portable_linux_001

Para executar a aplicação portable (neste caso o chromium) basta dar dois cliques com o rato na aplicação.

portable_linux_002

Realizei alguns testes com algumas aplicações portable, e o rendimento da mesmas é fantástico. Parece-me que esta filosofia é muito interessante para o mundo pois é uma solução chave na mão. Aproveitem e criem algumas aplicações portable com a ferramenta AppImage Assistant também disponível no site do projecto.

Homepage: Portable Linux Apps