sexta-feira, 27 de novembro de 2009

[Dica] Mozy 1.16.1.3 – Backups seguros online Tardes de Cinema…  Como identificar “Unknown Devices”

Certamente que após a formatação e posterior instalação do sistema operativo já se questionou sobre como obter os drivers de um Unknown Device (Dispositivo desconhecido). Se eu desconheço a referência daquele dispositivo , então vai ser complicado encontrar os drivers correctos. O que fazer para tentar colocar em funcionamento esse dispositivo?

Bem, uma das formas é por exclusão de partes, isto é, verificamos quais os dispositivos que ainda não se encontram a funcionar e tentamos encontrar os drivers para os restantes.

Image1

No entanto este não é um processo trivial pois podemos andar à procura de um driver que nem sequer corresponde ao dispositivo desconhecido em questão. O dilema continua…que Unknown Device (Dispositivo Desconhecido) é aquele??? E assim se perdem umas boas horas.

Para tentar resolver estas situações deixamos aqui uma dica que consideramos simplesmente fantástica.

Como identificar o dispositivo

Vamos começar por ir ao Control Panel –>System—>Devices Tab—>Devices Manager. Para quem quiser um atalho, basta escrever Device Manager no Search Box do menu Iniciar

24-11-2009 21-28-55

Em seguida identificamos o dispositivo em questão.

Image2

Como podemos ver os dispositivos estão normalmente agrupados por função. No caso dos Unknow Devices (dispositivos desconhecidos) existe uma categoria adicional denominada de Other Devices (Outros dispositivos).

O próximo passo é carregar num desses Unknow Devices e depois ir a details e definir como propriety (proriedade) Hardware Ids

Image4

Aí podemos verificar os ID’s do Hardware e podemos usá-los para tentar identificar o nosso hardware. Para isso vamos usar o site PCIDatabase e fazer uma procura pelo ID do nosso dispositivo que consiste em 4 dígitos que seguem ao DEV_. Para este exemplo vamos considerar o DEV_0268.

Image5

Como resultado temos a seguinte informação

Image6

Na primeira coluna temos os devices ID, na segunda coluna a descrição do dispositivo. A seguir temos a informação do Vendor, informação essa que também está nos detalhes dos nossos dispositivos e por último o nome do Vendor. No nosso caso verificamos que o Unknown device pertence ao som (0X0268SUB, por comparação nos details do Hardware)

Com esta informação, a pesquisa de drivers torna-se mais simples pois apenas temos de colocar a descrição do hardware no google e certamente que obteremos resposta.

Artigo original aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário