quinta-feira, 19 de novembro de 2009

[Apps]EasyBCD – Altere o seu Arranque

Com a profusão de sistemas operativos que temos actualmente todos queremos testá-los de forma activa e tê-los de forma fácil nos nossos discos.

Mas ao instalar ficamos com a dor de cabeça de gerir o seu arranque. Naturalmente que todos têm maneiras de gerir o arranque e quais e como queremos que arranquem. Alguns de forma mais simples e outros de forma menos simples.

Para Windows apresento-vos uma alternativa que torna simples a gestão do arranque. É o EasyBCD.

EasyBCD_1_small

Com o EasyBCD podemos editar diversos parâmetros do arranque do nosso computador. Desta forma podemos afinar o arranque para que nos satisfaça, sem termos preocupações no momento de ligar a nossa máquina

A ferramenta está dividida em 7 zonas distintas e todas elas com várias opções possíveis.

Na primeira – View Settings – é-nos apresentada a hipótese visualizar o texto nos é mostrado no arranque da máquina. No fundo podemos ver aqui todas as definições que estão aplicadas e que poderemos alterar nas zonas seguintes.

A segunda – Change Settings – vamos poder começar a alterar. Deste o tempo de espera pelo arranque do sistema operativo que está escolhido como sendo o de omissão até ao nome que aparece no ecrã no momento de escolher o SO pretendido.

EasyBCD_2_small

O botão Add/Remove Entries permite-nos gerir os SO’s instalados e a sua ordem no arranque. Podemos ainda adicionar entradas ao nosso arranque. Indicamos o tipo de SO e local (partição ou disco). É possível adicionar versões de Windows (do Vista ao 95), Linux (diversos linux’s, BSD ou Wubi), Mac ou WinPE.

Em Advanced Options configuramos toda a parte de debug que pretendemos. Activar PAE, Correr o Windows em Kernel debug mode ou arrancar o Windows em SOS Mode.

Na zona Manage Bootloader podemos reinstalar o Bootloader ou fazer uma cópia de segurança deste ou um restauro de uma cópia anterior.

EasyBCD_3_small

Em Diagnostic Center podemos “apenas” efectuar um restauro do sistema. É aqui que vamos recorrer se as coisas correrem mal.

Por fim, na zona Useful Utilities, são apresentadas 3 ferramentas da mesma empresa que produziu o EasyBCD e links rápidos para o Painel de Controlo, Restauro do Sistema e Sistema de Informação.

Uma ferramenta a ter em conta quando quiser afinar o arranque da sua máquina.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP, Vista e Sete
Download: EasyBCD 1.7.2 [742KB]
Homepage: EasyBCD

Sem comentários:

Enviar um comentário