terça-feira, 10 de novembro de 2009

[Apps]Paint.NET 3.50 – Final

Paint.NET é uma aplicação de edição de imagens e fotografia para Windows. É uma alternativa grátis e muito aliciante, não poderemos mais comparar, mesmo destacando as divergências e diferenças, com o Paint da Microsoft incluída no Windows, pois esta ferramenta evoluiu para um patamar onde o pormenor técnico é, por muitos, comparado ao Photoshop.

Vantagens como efeitos especiais, suporte para plug-ins e manipulação de layers tornam esta aplicação numa ferramenta apta para trabalhos “pesados”. Se é um amante de fotografia digital ou gosta da manipulação e criação digital pode melhorar as suas imagens utilizando funções como: ajuste de níveis, ferramentas de anti-aliasing, blur, remoção de olhos vermelhos e muitas outras.

pdn26_seattle_thumb1.jpg

O programa foi escrito em C# sob a alçada de um projecto da Washington State University (WSU) em 2004. Este teve o apoio e patrocínio da Microsoft que ofereceu assistência e suporte nas ferramentas de desenvolvimento. Pode também ser usado em Linux através do projecto Mono.

Conversão para Mono

Miguel de Icaza converteu parcialmente o Paint.NET para Mono, uma implementação em código aberto do Common Language Infrastructure na qual o Microsoft.NET se baseia. Possibilitou assim executar o programa em Linux ou noutras plataformas suportadas pelo Mono.

Apesar do estado incompleto da conversão e da não disponibilidade de ficheiros binários (executáveis), a funcionalidade da conversão fez Icaza acreditar na viabilidade do projecto tendo em vista o pouco tempo e esforço necessário para esta primeira tentativa. Em maio de 2007, iniciou oficialmente um projecto para conversão.

Esta versão foi sujeita a várias alterações que podem ver mais aqui.

Para utilizar esta ferramenta necessita de ter o .Net Framework 2.0 instalado.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
Download: Paint.NET 3.50 Final [4.47MB]
Homepage: Paint.NET

Sem comentários:

Enviar um comentário