sábado, 28 de novembro de 2009

[Apps]Vitamin D Video – software de vigilância gratuito

Existem vários propósitos capazes de justificar a utilização de câmaras de vigilância. Hoje em dia não estamos seguros nem em casa mas continuamos a ter preocupações quando aos nosso bens e principalmente quanto à nossa vida. Infelizmente é neste mundo que vivemos e a peregrina ideia de sair e deixar tudo aberto, sem medo dos larápios são agora contos de outrora.

Mas podemos tomar algumas providências de segurança: podemos usar as câmaras de filmar, cada vez mais baratas no mercado, para termos acesso à imagem e ao som mesmo que estejamos afastados do local. Via IP ou mesmo usando a nossa webcam, podemos saber o que se passa em casa. Podemos por exemplo “vitaminar” o nosso PC com este software gratuito.

Mas afinal o que é o Vitamin D?

Vitamin D Video é um software capaz de usar uma câmara de filmar e permite detectar pessoas ou objectos em movimento para propósitos de segurança. Podemos com esta aplicação ligada a uma câmara ou a várias, filmar horas de vídeo e escolher alguns clips desse vídeo onde se deram alterações segundo regras que podemos criar.

Depois, mediante as regras e a quebra das mesmas, por exemplo, construímos uma regras que determina que a câmara filmaria uma porta sem qualquer movimento, caso passasse a haver movimento esse era detectado, seria enviado então um email, ou seria dado um aviso sonoro.

Se está interessado na segurança geral da casa ou escritório e não sabe por onde começar a segurar esses locais, então use este software e ligue-o a uma webcam ou compre uma câmara que ligará via Internet e obterá um IP configurável nesta aplicação.

Assim poderá:

  • Gravar quem chega à sua porta enquanto está ausente;
  • Permite que partilhe estas imagens do seu jardim, porta de entrada ou rua, para que os seus vizinhos ou pessoas mais chegadas, possam vigiar o espaço na sua ausência;
  • Permite enviar-lhe uma notificação quando os seus filhos chegam da escola;
  • Permite criar uma calendarização para que o software grave apenas enquanto está fora de casa, de férias ou no dia a dia do trabalho;
  • Permite que tenha uma segunda casa sob vigilância, sem que isso implique visitas regulares;
  • Permite que tenha a sua garagem vigiada: mesmo quando está a descansar os avisos sonoros permitem que seja alertado;
  • Permite que coloque onde entender câmaras (via IP) e que as controle sem se deslocar ao local, imagine agora o leque de possibilidades…

O que precisa para começar a usar um sistema destes?

Basta um computador, este software e câmaras. Estas podem estar ligadas via USB ao seu computador ou podem estar ligadas pela Internet, onde têm um IP que introduz neste software.

Claro que este software não é muito rico em pormenores de controlo, não permite zoom nem permite que uma câmara com controlo de posição remoto seja manipulada. As câmaras têm de ser estáticas e têm de ter alguma qualidade para que o resultado seja satisfatório.

Há leis que regulam as filmagens de zonas públicas, logo para proteger o direito à privacidade de cada individuo e para não pisar a lei, filme apenas áreas reservadas à sua propriedade.

Vejam estas e outras características no vídeo demonstrativo:

http://www.youtube.com/watch?v=G30FHqSKZOg

Obrigado José Luís por esta sugestão, é uma excelente aplicação para gerir câmaras de segurança.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac
Download [win]: Vitamin D r5150 [25.56MB]
Download [mac]: Vitamin D r5150 [32.06MB]
Homepage: Vitamin D

1 comentário: