sábado, 28 de novembro de 2009

[Dica]Firefox – Pesquisa capitulada e preenchimento automático

Há imensos truques que podemos aplicar para facilitar a nossa tarefa frente ao computador, nós gostamos desses truques e fazemos questão de os apresentar. são truques no sistema operativo e nas aplicações, assim hoje quero-vos falar de uns truques no Browser. O browser é uma escolha óbvia, cada vez mais o usamos como porta para o mundo da informação onde decalcamos os caminhos da Internet.

Trago-vos hoje duas interessantes dicas.


Desta feita o escolhido foi o Firefox e vão ajudar-vos a optimizar a utilização do vosso browser. Basicamente o que vamos ensinar a fazer é a alterar a pesquisa de texto do Firefox para que passe a interpretar as maiúsculas como tal e ensinar a activar o preenchimento automático dos endereços na barra de endereço do browser.

Estas duas dicas vão activar duas funcionalidades que estão presentes no Firefox desde o momento da instalação, mas que estão desactivadas. Caso entendam que depois destes exemplo essas funcionalidades vos fazem falta, então activem essas funcionalidades.

Activar a pesquisa com capitulação

Uma das muitas boas funções que uso no Firefox é a pesquisa de texto dentro das paginas que tenho carregadas. Com o Control + f faço abrir a caixa de pesquisa e é só escrever o texto que pretendo pesquisar. No entanto se pesquisar por Sexta ou sexta os resultados são os mesmos. Mas e se eu quiser diferenciar os termos em maiúsculas dos termos em minúsculas, isso refinaria a minha pesquisa certo? Claro que sim, vamos a isso.

Para começar devem escrever no vosso browser, na caixa de endereços, o seguinte endereço about:config. É esse o endereço que vos leva às configurações mais escondidas do Firefox. Um pouco à semelhança do registo de sistema do Windows.

Respondam que prometem ser cuidadosos. E sejam mesmo ou terão sérios problemas. Naveguem agora para a chave referente à definição da pesquisa com capitulação. Para isso coloquem a chave accessibility.typeaheadfind.casesensitive na barra da página do filtro.

Agora façam duplo clique em cima da chave accessibility.typeaheadfind.casesensitive e alterem o valor para 1 e carreguem em OK.

Caso pretendam aplicar a segunda dica deixem tudo estar como está e avancem no texto.

Caso desejem ficar por aqui fechem o browser e voltem a abrir. Carreguem em Control + f e testem a pesquisa com maiúsculas e minúsculas.

Preenchimento automático de URL na barra de endereço

Esta dica vai permitir que o Firefox preencha de forma automática e não definitiva, o endereço que ele acha que pretendem aceder. Podem sempre continuar a escrever que ele adapta-se para o que escreveram. Se o endereço proposto for o que pretendem basta fazer Enter para acederem.

Para activarem esta opção devem escrever na barra de endereço about:config.

Depois de mais uma vez prometerem que se portam bem coloquem a chave browser.urlbar.autoFill na barra de filtro para acederem à chave que vamos alterar.

Se por ventura foram dos que optaram por activar as duas dicas basta que troquem a a chave que têm na barra de filtro por browser.urlbar.autoFill.

Agora vamos fazer duplo clique em cimas da entrada browser.urlbar.autoFill e o valor altera-se de false para true. Se necessário editem e alterem para true.

Agora apenas temos de fechar o browser e passamos a ter o preenchimento automáticos dos endereços.

Espero que estas dicas sejam úteis para todos vós e que façam bom uso delas.

1 comentário: