sábado, 28 de novembro de 2009

[Apps]BurnAware Free 2.4.2

A versão gratuita do BurnAware está de volta. A nova equipa fez um excelente trabalho e esta aplicação surge cada vez mais como uma referência entre os vários programas de gravação que povoam o mundo informático.

burn_aware_free_1_small

Se não gosta de dar muitos passos quando apenas usa dois ou três aspectos de um software de gravação, então irá apreciar o BurnAware. Tem um interface muito directo, muito simples com os links para as acções logo ali ao virar de um clique, com ele pode gravar música, fotografia, dados e qualquer ficheiro que tenha como destino um disco de CD, DVD ou Blu-Ray.

Pelos testes que fizemos, pareceu-nos rápido o suficiente, estável o necessário. Grava, formata, regrava, faz o que é necessário numa ferramenta básica. Óptima para colocar num utilizador ainda com poucos conhecimentos, acho que ele não se vai enganar nos expressivos ícones.

burn_aware_free_2_small

Outra característica é o peso que esta ferramenta tem no sistema, muito leve, óptima para máquinas com poucos recursos. Embora seja leve não quer dizer que não traga consigo total integração com as mais recentes tecnologias.

Destacamos:

  • Criação CD/DVD/Blu-ray de dados, bootaveis e multi-sessão
  • Criação CD/DVD/Blu-ray de áudio e mp3
  • Criação de DVD-Video
  • Gravação discos de boot
  • Criação e gravação de discos de imagens
  • Suporte para todas as interfaces de hardware disponiveis(IDE/SCSI/USB/1394/SATA)
  • Suporte para sistemas de ficheiros UDF/ISO9660/Joliet Bridged
  • Escrita On-the-fly, sem ter de recorrer a disco
  • Verificação automática de ficheiros escritos
  • Não requer drivers adicionais

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows NT/2000/XP/Vista/7 (32 e 64 Bit)
Download: BurnAware Free 2.1.3 [5.82MB]
Homepage: BurnAware

[Tutorial]Linux – Como descompactar ZIP, RAR, 7ZIP, ACE, TAR

O processo de compressão de ficheiros dá sempre muito jeito. No entanto é necessário possuir os programas apropriados para poder compactar/descompactar determinados formatos, sendo que alguns formatos já são reconhecidos nativamente por alguns sistemas operativos.

E em Linux Ubuntu, como descompactar por exemplo um ficheiro .ZIP ou .RAR?

Ubuntu

Através do Ubuntu Software Center (Central de programas) é muito fácil encontrar os programas apropriados para descompactar os mais diversos formatos, sendo apenas necessário procurar por compress

image_1

Como Compactar?

O processo de compactar em qualquer formato é muito simples, bastando para isso seleccionar os ficheiros/pastas a comprimir, botão do lado direito do rato e Compress

image_2

Depois é só escolher o formato:

image_3

Para descompactar, é só necessário dar dois cliques no ficheiro compactado.

[Apps]WinCDEmu 3.0 – Dois cliques para montar ficheiro ISO

A forma mais rápida de emular uma imagem ISO numa drive

Recorro frequentemente a imagens ISO e para as abrir usava o mais que badalado Daemon Tools. Depois de algumas pesquisas em busca de algo mais prático do tipo ‘one click’ descobri o WinCDEmu e até hoje faz parte do meu top de aplicações.

wincdemu_3

O WinCDEmu é um software de código aberto que suporta ficheiros/imagens ISO, CUE, Bin, RAW, IMG e SMB. Basicamente, após instalar, o utilizador só tem de dar um clique na imagem que pretende abrir e está é montada automaticamente aparecendo no Meu Computador.

Depois de dar dois cliques na imagem, basta escolher a letra da drive

wincdemu_1

Desmontar Drive

Para desmontar a imagem, basta simplesmente usar o botão direito do rato e escolha a opção “Eject”.

wincdemu_2

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
Download: WinCDEmu 3.0 [451KB]
Homepage: SysProgs

[Apps]Vitamin D Video – software de vigilância gratuito

Existem vários propósitos capazes de justificar a utilização de câmaras de vigilância. Hoje em dia não estamos seguros nem em casa mas continuamos a ter preocupações quando aos nosso bens e principalmente quanto à nossa vida. Infelizmente é neste mundo que vivemos e a peregrina ideia de sair e deixar tudo aberto, sem medo dos larápios são agora contos de outrora.

Mas podemos tomar algumas providências de segurança: podemos usar as câmaras de filmar, cada vez mais baratas no mercado, para termos acesso à imagem e ao som mesmo que estejamos afastados do local. Via IP ou mesmo usando a nossa webcam, podemos saber o que se passa em casa. Podemos por exemplo “vitaminar” o nosso PC com este software gratuito.

Mas afinal o que é o Vitamin D?

Vitamin D Video é um software capaz de usar uma câmara de filmar e permite detectar pessoas ou objectos em movimento para propósitos de segurança. Podemos com esta aplicação ligada a uma câmara ou a várias, filmar horas de vídeo e escolher alguns clips desse vídeo onde se deram alterações segundo regras que podemos criar.

Depois, mediante as regras e a quebra das mesmas, por exemplo, construímos uma regras que determina que a câmara filmaria uma porta sem qualquer movimento, caso passasse a haver movimento esse era detectado, seria enviado então um email, ou seria dado um aviso sonoro.

Se está interessado na segurança geral da casa ou escritório e não sabe por onde começar a segurar esses locais, então use este software e ligue-o a uma webcam ou compre uma câmara que ligará via Internet e obterá um IP configurável nesta aplicação.

Assim poderá:

  • Gravar quem chega à sua porta enquanto está ausente;
  • Permite que partilhe estas imagens do seu jardim, porta de entrada ou rua, para que os seus vizinhos ou pessoas mais chegadas, possam vigiar o espaço na sua ausência;
  • Permite enviar-lhe uma notificação quando os seus filhos chegam da escola;
  • Permite criar uma calendarização para que o software grave apenas enquanto está fora de casa, de férias ou no dia a dia do trabalho;
  • Permite que tenha uma segunda casa sob vigilância, sem que isso implique visitas regulares;
  • Permite que tenha a sua garagem vigiada: mesmo quando está a descansar os avisos sonoros permitem que seja alertado;
  • Permite que coloque onde entender câmaras (via IP) e que as controle sem se deslocar ao local, imagine agora o leque de possibilidades…

O que precisa para começar a usar um sistema destes?

Basta um computador, este software e câmaras. Estas podem estar ligadas via USB ao seu computador ou podem estar ligadas pela Internet, onde têm um IP que introduz neste software.

Claro que este software não é muito rico em pormenores de controlo, não permite zoom nem permite que uma câmara com controlo de posição remoto seja manipulada. As câmaras têm de ser estáticas e têm de ter alguma qualidade para que o resultado seja satisfatório.

Há leis que regulam as filmagens de zonas públicas, logo para proteger o direito à privacidade de cada individuo e para não pisar a lei, filme apenas áreas reservadas à sua propriedade.

Vejam estas e outras características no vídeo demonstrativo:

http://www.youtube.com/watch?v=G30FHqSKZOg

Obrigado José Luís por esta sugestão, é uma excelente aplicação para gerir câmaras de segurança.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac
Download [win]: Vitamin D r5150 [25.56MB]
Download [mac]: Vitamin D r5150 [32.06MB]
Homepage: Vitamin D

[Apps]Memory Viewer – O que está dentro do PC??

Conhecer o nosso PC é uma das principais formas de podermos antecipar problemas. Mas infelizmente o tempo em que éramos nós a montar os nossos PC’s está cada vez mais longe. Hoje basta ir à loja e comprar um novo. Os upgrades deixaram de estar na moda! (Ou não??)

Mas a desvantagem de comprar uma caixa fechada cujas peças conhecemos pelo manual ou pelas descrições do expositor pode ser contornada!

E para isso, pelo menos em parte, entra em acção o Memory Viewer.

memory_viewer_1_small


Com este software temos acesso à utilização dos recursos de memória que o nosso computador está a usar.

A informação fornecida é a seguinte:

  • Memória física disponível e usada,
  • Memória virtual total e usada,
  • Memória paginada total e livre,
  • Gama de alocação de memória das aplicações
  • Granularidade de alocação

O que devia ser alterado e infelizmente não me parece vir a ser era o software actualizar estes dados periodicamente. Temos de ser nós a pedir essa actualização.

memory_viewer_2_small

Mas a mais valia desta aplicação aparece abaixo, onde nos é mostrada a ocupação dos bancos de memória do nosso PC. Sim, temos essa informação por banco.

Ou seja, é-nos mostrada informação de cada um dos pentes de memória que temos montados e a funcionar. E essa informação é extremamente detalhada

Desde a informação referente ao tipo de memória, tamanho, velocidade, fabricante e muita mais.

Se querem conhecer o vosso PC um pouco melhor e garantir que não compraram gato por lebre devem ter esta ferramenta à mão. Ainda para mais sendo ela portátil.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
Download: Memory Viewer 1.00 [305 kB]
Homepage: Memory Viewer

[Dica]Firefox – Pesquisa capitulada e preenchimento automático

Há imensos truques que podemos aplicar para facilitar a nossa tarefa frente ao computador, nós gostamos desses truques e fazemos questão de os apresentar. são truques no sistema operativo e nas aplicações, assim hoje quero-vos falar de uns truques no Browser. O browser é uma escolha óbvia, cada vez mais o usamos como porta para o mundo da informação onde decalcamos os caminhos da Internet.

Trago-vos hoje duas interessantes dicas.


Desta feita o escolhido foi o Firefox e vão ajudar-vos a optimizar a utilização do vosso browser. Basicamente o que vamos ensinar a fazer é a alterar a pesquisa de texto do Firefox para que passe a interpretar as maiúsculas como tal e ensinar a activar o preenchimento automático dos endereços na barra de endereço do browser.

Estas duas dicas vão activar duas funcionalidades que estão presentes no Firefox desde o momento da instalação, mas que estão desactivadas. Caso entendam que depois destes exemplo essas funcionalidades vos fazem falta, então activem essas funcionalidades.

Activar a pesquisa com capitulação

Uma das muitas boas funções que uso no Firefox é a pesquisa de texto dentro das paginas que tenho carregadas. Com o Control + f faço abrir a caixa de pesquisa e é só escrever o texto que pretendo pesquisar. No entanto se pesquisar por Sexta ou sexta os resultados são os mesmos. Mas e se eu quiser diferenciar os termos em maiúsculas dos termos em minúsculas, isso refinaria a minha pesquisa certo? Claro que sim, vamos a isso.

Para começar devem escrever no vosso browser, na caixa de endereços, o seguinte endereço about:config. É esse o endereço que vos leva às configurações mais escondidas do Firefox. Um pouco à semelhança do registo de sistema do Windows.

Respondam que prometem ser cuidadosos. E sejam mesmo ou terão sérios problemas. Naveguem agora para a chave referente à definição da pesquisa com capitulação. Para isso coloquem a chave accessibility.typeaheadfind.casesensitive na barra da página do filtro.

Agora façam duplo clique em cima da chave accessibility.typeaheadfind.casesensitive e alterem o valor para 1 e carreguem em OK.

Caso pretendam aplicar a segunda dica deixem tudo estar como está e avancem no texto.

Caso desejem ficar por aqui fechem o browser e voltem a abrir. Carreguem em Control + f e testem a pesquisa com maiúsculas e minúsculas.

Preenchimento automático de URL na barra de endereço

Esta dica vai permitir que o Firefox preencha de forma automática e não definitiva, o endereço que ele acha que pretendem aceder. Podem sempre continuar a escrever que ele adapta-se para o que escreveram. Se o endereço proposto for o que pretendem basta fazer Enter para acederem.

Para activarem esta opção devem escrever na barra de endereço about:config.

Depois de mais uma vez prometerem que se portam bem coloquem a chave browser.urlbar.autoFill na barra de filtro para acederem à chave que vamos alterar.

Se por ventura foram dos que optaram por activar as duas dicas basta que troquem a a chave que têm na barra de filtro por browser.urlbar.autoFill.

Agora vamos fazer duplo clique em cimas da entrada browser.urlbar.autoFill e o valor altera-se de false para true. Se necessário editem e alterem para true.

Agora apenas temos de fechar o browser e passamos a ter o preenchimento automáticos dos endereços.

Espero que estas dicas sejam úteis para todos vós e que façam bom uso delas.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

[Apps]Google Chrome – tradução em tempo real

Bubble Translate – a extensão para tradução ao serviço do google chrome

Os browsers são cada vez mais o “rosto” das nossas máquinas e a partir deles conseguimos fazer quase tudo. Recentemente, como o anuncio do chrome OS constatamos isso mesmo, um único browser no acesso ao mundo.

Nesse sentido, existem cada vez mais ferramentas/extensões que podem ser consideradas(commodities) e que facilitam o trabalho de cada utilizador. O Bubble Translate é uma delas.

bubble_2

As extensões são vulgarmente utilizadas em browsers como o Firefox, no entanto nestes últimos tempos o Google Chrome tem sido o meu browser de eleição devido a simplicidade e usabilidade e o aparecimento de extensões veio reforçar essa confiança.

Com o Bubble Translate podemos traduzir textos e websites em qualquer idioma de forma muito simples.

Características

  • Tradução multi-idioma
  • Personalização: temas e atalhos
  • Funciona em sites que recorrem a certificados (https)
  • Auto-updates
  • Icon na barra de endereços

Painel de Configuração

bubble_1

Exemplo

Depois de procedermos à configuração do Bubble Translate e definirmos o idioma para Português, escolhemos por exemplo um site em qualquer idioma, carregamos em CTRL (atalho definido) e seleccionamos o texto que pretendemos ver traduzido.

bubble_3

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: BubbleTranslate-v0.4.5 [27 KB]
Homepage: Bubble Translate

[Apps]Port Forwarding – Jogos, aplicações e outros

Abra/Redireccione portos/portas para as suas aplicações/jogos/serviços

Para quem tem algum receio de mexer no seu router ou simplesmente alterar algumas definições relativamente ao redireccionamento do portos/portas TCP/UDP, o Simple Port Forwarding é uma excelente aplicação para esse efeito.

O Simple Port Forwarding permite configurar o processo de Port forwarding do seu router através de um interface simples e intuitivo (abrir portas para um determinado programa ou redireccionar portas de um determinado serviço), .

25-11-2009 18-22-00

Como funciona?

Começamos por escolher a marca/modelo do nosso router. Caso não se encontre na lista disponível vá a Ferramentas e depois Actualizar banco de dados

imagem2

Endereço IP do router e credenciais de acesso

O próximo passo é a definir o endereço IP do router e as credenciais de acesso ao mesmo. No caso de não saber o endereço IP do seu router pode forçar com que a aplicação detecte o endereço IP do mesmo.

Nota: Por norma, o endereço IP que o router possuir é o primeiro endereço da rede ou o último. No meu caso o endereço IP do meu Belkin – v6 é 192.168.2.1

imagem3

Abrir e encaminhar portas/portos

Depois de introduzir correctamente os dados anteriores poderá facilmente abrir/redireccionar portas/portos. Para facilitar, o software possui algumas aplicações/jogos pré-definidos que possuem a informação das portas/portos normalmente usados.

Vamos por exemplo escolher o jogo Age of Empires. Depois de seleccionado verificamos que o próprio software indica de imediato as portas/portos que necessitam estar abertas. Neste caso Portas/Portos TCP (47624) (2300-2400) e UDP (6073) (2300-2400). Feita a configuração é só necessário carregar em adicionar. O endereço IP refere-se à máquina onde está instalado o jogo.

imagem4

Portas/portos adicionados

imagem5

Para aplicar as configurações no seu router, terá de carregar no botão Actualizar Roteador (Em português, actualizar Router :) )

Como testar?

A aplicação é de tal maneira fantástica que permite ainda testar as configurações entre outras configurações.

imagem6

Verificação de testes, Para proceder a essa operação só terá de carregar em testar

imagem7

imagem8

A aplicação possui outras características como a possibilidade de adicionarmos regras directamente à firewall do Windows, Activar modos debug e até um modo de auxílio para principiantes.

imagem9

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download : SimplePortForwarding v2.60 [4.26MB]
Homepage: Simple Port Forwarding