terça-feira, 6 de abril de 2010

[Apps]RunAsDate 1.10 – Trial até que a morte os separe

Muitas vezes descarregamos uma ferramenta não gratuita e queremos aproveitar ao máximo o tempo de teste que nos é oferecido. Um tempo “trial” que se esgota em 10 ou, como é mais comum, em 30 dias de utilização. São trinta dias contínuos e por vezes não é suficiente para termos a certeza se o queremos comprar. A Nirsoft oferece-nos uma ferramenta pouco “católica”, pois faz questão de prolongar o pecado da gula… eternamente!

RunAsDate é um pequeno utilitário que permite executar um programa em data e hora que o utilizador especificar. Este software não altera a data e a hora do sistema operativo – do computador onde está a ser testado o software trial – apenas injecta a data e a hora especificada na aplicação desejada.

Mas como funciona?

O RunAsDate intercepta as chamadas da API do kernel que devolvem a data e hora actual (GetSystemTime, GetLocalTime, GetSystemTimeAsFileTime) e substitui-as com a data/hora que o utilizador especificar (dentro do tal tempo trial). Assim a aplicação é eternamente trial.

Obviamente que os programadores das aplicações shareware (os mais atentos) conhecem e criticam este tipo de ferramentas. A crítica cai sobre o abuso ao entregar nas mãos dos utilizadores uma aplicação que nunca necessitará de ser comprada, mas esta ferramenta não foi criada com esse propósito, conforme a própria Nirsoft o afirma, existem várias situações lícitas que permitem o uso desta ferramenta.

Algumas aplicações, em que os seus programadores conhecem esta forma de actuar, já contornam a manipulação da chamada da API do Kernel e o RunAsDate deixa de funcionar. Nas que funciona basta dar o caminho do executável da aplicação, colocar data e hora, dar o nome ao atalho que será criado no seu ambiente de trabalho e clicar no botão Run (o campo parâmetros poderá ser usado para especificar a linha de comando para correr a aplicação).

As opções restantes são para o utilizador decidir o que quer fazer.

Podem usar várias aplicações em simultâneo (não coloque é a mesma hora e dia). É fácil de usar e não requer instalação.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/win7
Download: RunAsDate 1.10 [21.31KB]
Homepage: Nirsoft

Sem comentários:

Enviar um comentário