sábado, 10 de abril de 2010

[Apps]BTProximity – O Segurança do seu PC

Basicamente o BTProximity permite que o utilizador configure o seu sistema operativo (Windows Vista ou 7) para detectar o telefone ou smartphone via bluetooth. Assim, sempre que o sinal do smartphone esteja dentro do alcance do computador, este permanecerá activo, desbloqueado. Caso perca o alcance do sinal, o sistema operativo será bloqueado supondo que o utilizador de ausentou da frente do mesmo.

É uma medida activa de segurança sem a interacção constante do utilizador, bastando para isso duas ou três configurações nesta magnifica aplicação.

O processo é simples: o dispositivo (smartphone ou outro qualquer) deve estar emparelhado com o Windows antes de iniciar o processo de detecção. Este passo é importantíssimo para que o BTProximity detecte o endereço do dispositivo emparelhado e o mostre na lista de dispositivos encontrados. Se não for desta forma, terá de desligar a Firewall para que o dispositivo seja detectado e consiga interagir com a aplicação “dentro” do sistema operativo.

Depois disto a aplicação entra em actividade monitorizando periodicamente o sinal.

Para fazer o processo inverso, isto é, para poder desbloquear o computador quando regressar ao seu local, deverá ter instalado o componente que fará o sistema operativo sair automaticamente do modo bloqueado. Além disso, esta funcionalidade exige que o utilizador seja administrador ou tenha poderes para tal, para isso coloque as suas credênciais para a função unlock.

Nas opções da ferramenta poderá também definir o tempo de intervalo entre as verificações da máquina ao sinal bluetooth do dispositivo móvel, isto poupará bateria caso este esteja nesse modo de alimentação. Verificações com curtos intervalos de tempo consomem mais energia.

A opção “Faster Unlock” irá desbloquear o computador mal este detecte o dispositivo móvel, sem que tenha de esperar pela verificação periódica.

Para o ajudar a gerir as noticifacções, o ícone que se encontra na barra de tarefas do Windows, mudará de cor, sugiro por isso que o coloque sempre visivel para este nãos er agrupado e deixe de estar à mostra.

  • Ícone Cinzento: O Dispositivo móvel não foi encontrado ou não é compatível.
  • Ícone Vermelho: O dispositivo não está conectado ou está fora do alcance do computador
  • Ícone Verde: O dispositivo está conectado e em serviço

Este tipo de segurança, permite que se desloque livremente, sem ter a preocupação de bloquear a sua máquina sempre que se afaste dela. Voltando rapidamente ao estado activo sem que tenha de mexer nalguma combinação de teclas.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista/Win7
Download: BTProximity [362.40KB]
Homepage: Dave Amenta

Sem comentários:

Enviar um comentário