domingo, 8 de julho de 2012

[Dica]Saiba como estimar o seu computador portátil

7 dicas úteis de cuidados e manutenção!
O computador portátil está massificado e, na generalidade, a prática diária obriga ao seu transporte, utilização em diferentes locais, arrumar e desarrumar várias vezes ao dia e muitas outras acções. Tudo isto encaixa nos procedimentos normais nos quais um computador portátil foi desenhado para suportar, no entanto há que ter alguns cuidados.
Nomeadamente no meio académico, o computador portátil é uma ferramenta de trabalho que praticamente todos têm, no entanto trata-se de um grande investimento que merece o maior dos cuidados pois a ideia de ter de adquirir um novo pode não ser concretizável.


  • 1. Colocar sempre o computador numa superfície lisa e rígida


  • Qualquer superfície que não seja lisa e rígida pode (mesmo não parecendo) bloquear ou interferir na circulação de ar no interior do computador, tornando assim o arrefecimento deficiente. Portanto, o computador não deve ser colocado sobre almofadas, colo ou cobertor.
    Este é um dos principais problemas nos computadores portáteis, a dissipação do calor, e por vezes nem a altura dos “pés” lá existentes é suficiente para uma boa dissipação.
    Além de todas estas desvantagens, para os homens existe uma outra: a utilização regular do computador no colo, devido ao calor transmitido, pode reduzir a produção de espermatozóides em cerca de 40%.

  • 2. Desligar, hibernar ou suspender o computador antes de o colocar na mala


  • Esta será certamente uma prática pouco comum, no entanto uma arrumação apressada por vezes não dá tempo suficiente para que o computador suspenda o seu funcionamento… pior ainda se por alguma razão ocorre uma falha ou é colocada uma questão ao utilizador e faça com que o computador fique ligado até esgotar a bateria.
    Movimentos bruscos durante o seu funcionamento podem danificar o disco rígido, no caso de ser mecânico, e obviamente coloca-se a mesma questão referida no ponto 1: sobreaquecimento é bastante prejudicial para o computador, nomeadamente para a bateria.

  • 3. Não deixar o computador sempre ligado à corrente eléctrica


  • Manter a bateria em elevados níveis de capacidade durante muitos dias pode danificá-la e diminuir a sua autonomia. Se usar o computador portátil como um computador de secretária, certifique-se que dá uso à bateria pelo menos 2 a 3 vezes por semana. Isso fará com que a bateria seja “exercitada” e não perca desempenho.
    Por outro lado, se prevê utilizar o computador durante vários dias sem necessitar da bateria, poderá retirá-la (se tal for possível) mas certifique-se que a sua capacidade ronda os 40%. Se tiver capacidade muito alta ou muito baixa, pode causar degradação. Mesmo assim, utilize-a pelo menos uma vez a cada duas semanas.

  • 4. Limpar o computador pelo menos uma vez por ano


  • Sujidade excessiva, nomeadamente junto às janelas de circulação de ar, é o factor mais comum na quebra de desempenho do computador. Utilize ar comprimido – de uma lata tipo “spray”, tenha cuidado com os compressores vulgares pois esse ar tem muita humidade -, aspirador e cotonetes para limpar todos os locais sujos.
    Geralmente também se acumula bastante pó no interior do computador. Se se achar capaz, procure um guia que explique como abrir a carcaça do seu computador para efectuar uma limpeza. A substituição esporádica das pastas térmicas (CPU, GPU, chipset) também é uma prática comum para melhorar o desempenho do sistema de arrefecimento.
    Um sistema de arrefecimento obstruído pode causar um aumento da temperatura interna na ordem dos 20ºC, o que pode ser suficiente para não permitir o funcionamento correcto do computador.

  • 5. Desligar o computador regularmente


  • Com “desligar” refiro-me a desligar mesmo e não a hibernar ou suspender. Em sistemas operativos como Windows, é necessário reiniciar o computador para que determinadas actualizações surtam efeito, sejam limpas algumas “caches” e a memória seja reorganizada.
    Muitas vezes é complicado abandonar o ambiente de trabalho para reiniciar e logo depois ter de o refazer, no entanto quando se começa a notar algo no sistema, como o sistema lento ou comportamentos estranhos, então é sinal para uma urgência no reinício do sistema.

  • 6. Preparar para perdas ou roubos


  • A perda ou roubo de um computador portátil é algo catastrófico nos dias de hoje. A quantidade de informação pessoal e crítica é imensa e é necessário que os cuidados sejam redobrados. Mesmo que seja feita uma queixa à polícia e que exista software de localização para chegar ao computador, pode ser bastante difícil recuperar um computador roubado.
    A melhor solução é precaver a segurança dos dados mais sensíveis e encriptá-los, sendo necessário uma palavra-passe ou um “keyfile” para aceder a tal informação. Pode ser utilizado, por exemplo, software de código aberto como o TrueCrypt, ou as ferramentas normalmente existentes no sistema operativo que permitem encriptar todo o sistema de dados. Mesmo que um ladrão fique com o computador, muito dificilmente conseguirá aceder a informação privada. Lembre-se também de instalar um software que permita detectar a sua localização.
    Deve bloquear sempre o computador mesmo que preveja afastar-se dele por pequenos momentos. De acordo com o FBI, é roubado um computador a cada 53 segundos e apenas 3% deles são recuperados.

  • 7. Fazer cópia de segurança de tudo

  • De nada vale ter dados encriptados pois, uma vez o computador roubado, tudo fica perdido. Dado isso é essencial utilizar um sistema de cópia de segurança, quer o do sistema operativo ou de terceiros, para manter salvaguardada e actualizada toda a informação crítica em mais que um local.
    É claro que se a cópia de segurança estiver armazenada num disco externo e o mesmo for roubado, toda a informação lá existente fica acessível ao larápio. Resumindo, quer faça os backups num disco físico externo, num servidor NAS ou na Cloud, deve também encriptar a informação que julgue ser demasiado privada.
    Hoje em dia o preço por gigabyte de armazenamento é bastante acessível e não há razão para que não tenha o seu próprio disco de backups. Estima-se que os custos de perda de dados na economia americana seja na ordem dos 18.2 mil milhões de dólares, que 35% dos utilizadores de um computador nunca fizeram uma cópia de segurança e apenas 7% o faz diariamente.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário