domingo, 8 de julho de 2012

[Apps]TrueCrypt 7.0 – Segurança do PC à PenUSB

Os problemas de segurança serão sempre um prato a constar da ementa do utilizador das tecnologias de informação, esta verdade é tão segura quanto Emc2
Resta-nos portanto ajustar os nossos hábitos e rotinas a esta realidade. Lembro-me de há 20 anos os vírus serem propagados pelas disquetes, depois, com a chegada da Internet os meios de contágio foram aperfeiçoados. Entretanto, esses métodos de contágio foram controlados e começaram as pensUSB a serem o “portador” do malware entre as várias espécies de sistemas operativos.
O cenário está de novo a evoluir e os serviços cloud estão a ocupar o espaço que os dispositivos de armazenamento externo USB ocupavam, mas ainda existem muitas pens espalhadas pelos bolsos, pelo chão lá de casa, nas gavetas do escritório… e muito material importante irremediavelmente espiolhado.
Palavra de ordem: proteger, proteger, proteger. Então que seja usado software gratuito e de altíssima qualidade: TrueCrypt

Esta peça saída das entranhas da Enigma, torna a utilização de dados privados, entre os dispositivos de armazenamento externo USB e os computados, seguros e práticos. Com as rotinas devidamente montadas (pode ver a aqui um manual de utilização) o serviço de acesso aos dados e colocação de outros em segurança é tão natural como enviar músicas para a pasta de destino, antecipadamente estruturada para receber os ficheiros.
Esta aplicação open-source de encriptação em disco para Windows, Mac e Linux, tem a capacidade de criar discos virtuais encriptados (mesmo em Flashdrives USB) como se de um disco real de tratasse. Pode encriptar uma partição do seu disco rígido ou um outro dispositivo de armazenamento como uma flash drive.
Encripta automaticamente em tempo real (on-the-fly) de uma forma transparente. Possibilita dois níveis de protecção caso seja obrigado, a revelar numa adversidade, a password. Neste link pode ver alguns screens. Muito simples de usar, mesmo em modo portátil na sua pendrive USB.
Fantástica forma de proteger os seus dados, pode cifrar a sua pendrive USB e sem a correcta senha de acesso ninguém conseguirá visualizar o seu conteúdo.
Alterações na versão7.0:
  • Aceleração de hardware para AES (mais informação Hardware Acceleration).
  • Um volume pode agora ser configurado para seu automaticamente carregado assim que o dispositivo anfitrião seja conectado ao computador (tenha em atenção para que a password correcta e ou o ficheiro chave sejam fornecidos).  (Windows)
  • Os volumes/partições podem agora ser criadas em drives que usem sectores com tamanho de 4096, 2048 ou 1024 bytes (Windows, Linux).
    Nota: Anteriormente apenas os ficheiros dos volumes anfitriões eram suportados neste tipo de drives.
  • Outros pequenos melhoramentos e correcções de problemas. (Windows, Mac OS X e Linux)
  • Podem ver aqui mais alterações.
Licença: Open-source
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: TrueCrypt 7.0 [3.30MB]
Download [mac]: TrueCrypt 7.0 [7.88MB]
Download [linux]: TrueCrypt 7.0 [2.54MB]
Download [outras versões]: TrueCrypt 7.0
Homepage: TrueCrypt

Sem comentários:

Enviar um comentário