domingo, 4 de outubro de 2009

FTPEdit – Editar ficheiros de outra forma!

Procurei durante algum tempo uma ferramenta que me permitisse editar texto directamente de um servidor FTP. Ou seja, queria passar por cima da enfadonha tarefa de ter de puxar o ficheiro para a minha máquina, lançar o editor de texto e depois das alterações efectuadas voltar a submeter o ficheiro para o servidor.

Porque não podemos nos editar directamente lá? Uma das mais fortes razões é sem dúvida o facto de o protocolo não suportar isso, mas nada que não se possa contornar! E para isso temos o FTPEdit.

ftpedit_1_small


Na verdade o FTPEdit não está a violar qualquer protócolo ou a desvirtuar o serviço de FTP. Na verdade ele trata é de toda a parte de puxar e enviar o ficheiro de e para o servidor.

Com uma interface muito idêntica ao Notepad do Windows (versões pré-Aero) é de muito fácil utilização. Nada de coisas esquisitas ou configurações morosas e para utilizadores avançados.

Uma segunda vantagem que vejo nesta ferramenta é o facto de ser portátil, ou seja, basta descomprimir e está pronta a usar

A única coisa que necessitamos saber é:

  • Endereço do servidor
  • Nome do utilizador
  • Palavra chave
  • Localização/nome do ficheiro a editar

ftpedit_2_small

Com estes dados introduzidos o FTPEdit acede ao servidor e puxa o ficheiro e apresenta-o para edição. Muito simples para quem não pretende mais do que isso.

Infelizmente não tem funcionalidades mais avançadas e que vão dando muito jeito, mas para uma ferramenta simples e portátil é muito muito boa!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 95, 98, ME, NT4, 2000, XP, 2003, Vista e Seven
Download: FTPEdit 1.0
Homepage: FTPEdit

Sem comentários:

Enviar um comentário