terça-feira, 27 de outubro de 2009

[Apps] iTALC 1.0.9 – Controlo remoto da sua sala de aula

Com a chegada do projecto Magalhães aos milhares de alunos e às muitas escolas de Portugal, torna-se útil conhecer ferramentas de acesso e formação remota.

iTALC é uma fantástica aplicação para gerir remotamente um ou vários computadores dentro de uma rede, numa sala de aulas, num grupo remoto.

Começando pelo principio, posso referir que esta ferramenta é gratuita, permite fazer ligações remotas a outras máquinas onde o controlo é absoluto.

Posso visualizar apenas o que se está a passar no ecrã da máquina em causa, posso ser eu a intervir nas acções do utilizador, posso simplesmente bloquear todo e qualquer movimento na dita máquina e, em caso extremo, posso mesmo operar um encerramento remoto.

Há dias alguém pedia uma aplicação que pudesse instalar na sala de aulas para poder controlar os computadores dos alunos. Esta é apenas a aplicação ideal.

Numa empresa, o administrador da rede, o formador ou alguém com responsabilidade técnica, pode do seu posto de trabalho ter acesso a qualquer máquina e desenvolver uma acção de forma simples e rápida. Pode-o fazer em modo silencioso, sem que a sua presença seja detectada pelo utilizador e com isso perturbe o normal funcionamento da actividade do posto de trabalho; pode entrar em modo demonstrativo, onde os seus passos serão detectados e seguidos pelo utilizador da máquina.

A aplicação confere vários níveis de segurança para o administrador; na instalação, pode definir uma chave que será o elo de ligação entre a aplicação “Mestre” e a aplicação “Cliente” que será instalada nos postos de trabalho. Essa chave poderá ser guardada por exemplo numa penUSB e em cada instalação da aplicação cliente esta será solicitada.

Durante a demonstração, o administrador/professor/formador poderá enviar aos postos ou ao posto em modo individual uma mensagem de texto. Também poderá fazer screenshots da área de visualização do utilizador/cliente.

Além destas opções, que me parecem importantes ou as mais importantes, poderá encontrar outras mais específicas como o acesso via VPN entre outros aspectos de controlo remoto.

Não é difícil de instalar e de montar a estrutura remota. No meu caso, bastou instalar ambas as aplicações (Master & Client); nas restantes máquinas instalei a aplicação Cliente; na Firewall dei indicação de passagem para o IP X ao porto Y; no master cria-se uma grupo ou uma classe de aulas, depois adicionam-se a esse grupo os clientes, onde nos será pedido o Nome, IP/hostname, MAC-Aderess (facultativo) cada cliente com nome, IP e outros dados de classificação.

Depois é só usufruir desta fantástica ferramenta. Em funcionamento, o Cliente fica com um ícone visível junto ao relógio. Espero que vos seja útil.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download [win]: iTALC 1.0.9 [5.87MB]
Download [linux]: iTALC 1.0.9 [2.61MB]
Homepage: iTALC

1 comentário:

  1. E ai galera,blz? Estou precisando de uma ajuda.Instalei o Italc na minha máquina e quando vou enchergar nas outras a tela fica preta,o icone do computador ta mostrando que ta desligado o computador que eu quero enchergar. Configurei tudo certo IP/hostname,mac address,nome do computador etc…. Alguém pode me ajudar?
    Desde já agradeço,
    Abraço
    Gustavo

    ResponderEliminar