terça-feira, 27 de outubro de 2009

[Apps]JetComp 4.0 – Recupere a base de dados em Access

Há dias tive um problema numa aplicação que utiliza uma base de dados criada em Access 2000. Tem pouco mais de 1GB de tamanho e ficou corrompida. Embora existissem cópias de segurança, tinham muitas horas sem dados actualizados o que se afigurava duro de recuperar o tempo perdido. Mas há remédio!

Embora fosse preocupante, há algumas manobras que se podem fazer nestes casos. Mais não seja copiar todas as tabelas para um ficheiro limpo. Essa seria uma obra do tipo “construir de raiz a pirâmide se Gizé”. Vamos antes usar o JetComp.

O Jet Compact, é uma ferramenta que dispensa a instalação e permite compactar base de dados criadas com o mecanismo de base de dados Microsoft Jet 3.x e 4.x. Este utilitário pode ser executado em conjunto com o mecanismo de base de dados do Microsoft Jet 3.x e 4.x para recuperar essas base de dados corrompidas.

Embora seja possível executar o utilitário Microsoft Access Compact ou o método CompactDatabase com o mecanismo de base de dados Microsoft Jet 3.x e 4.x, o Jetcomp.exe pode ser a última solução quando esses utilitários já não conseguem recuperar essas base de dados danificadas.

Isto ocorre porque o utilitário Microsoft Access Compact e o método CompactDatabase tentam abrir e fechar uma base de dados antes de a tentar compactar. Em determinados casos em que estes utilitários não conseguem reabrir as BD’s, o Compact não poderá continuar, o que impede a recuperação das BD’s.

Esta é uma ferramenta que deverá ter em conta, se utilizar base de dados Access com alguns anos de vida.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: JetComp 4.0 [110.67KB]
Homepage: Microsoft

Sem comentários:

Enviar um comentário