quarta-feira, 14 de outubro de 2009

[Apps]Ad-Aware Free 8.1.0 – Tenha cuidado com o Adware!

A família Malware tem vários membros. É um clã poderoso, numeroso e dispendioso. Muitas vezes erradamente apontamos os membros dessa família como vírus e spyware, mas na verdade o adware está presente muito mais assiduamente que as demais estirpes. Mas o que é o adware?

É chamado adware a qualquer programa que de forma automática, sem que o utilizador solicite, descarregue, mostre ou instale na nossa máquina elementos de publicidade. Normalmente este malware contamina as máquinas através de um ficheiros o HOST que se encontra em C:\WINDOWS\system32\drivers\etc.

Pode abrir esse ficheiro e verifique se acima de 127.0.0.1 localhostver existem alguns outros ips. Por norma estas linhas “obrigam” a máquina a visitar determinadas páginas. Há relatos de browsers que abrem dezenas de páginas, automaticamente, sem que o utilizador possa mexer no browser.

Há algumas aplicação shareware que são também elas adware, pois mostram carradas de anúncios publicitários, na tentativa de obrigar o utilizador a comprar uma versão paga, sem essa praga de anúncios.

Depois há um claro aproveitamento destas mecânicas, onde posteriormente se junta spyware e outros programas malicioso encapotados por anúncios forçados.

Para combater esta praga, podemos recorrer a aplicações especificas. Ad-Aware, da Lavasoft é um desses casos. Conheço esta aplicação há bastantes anos, desde a altura do dial up onde a publicidade fazia o utilizadores gastar rios de dinheiro em ligações telefónicas internacionais, lembram-se?

Esta ferramenta conjuga várias ferramentas anti-malware, no entanto nesta versão free de aniversário, apenas o anti-spyware e anti-adware estão disponíveis. O Code Sequence Identification (CSI), permite que ao analisar um código, este seja cruzado com uma base de dados e rapidamente o identifique e capture, sendo posteriormente tratado como malware.

A ferramenta permite 3 tipos de protecção activa, isto na versão completa, esta versão, a gratuita, apenas permite que tenha protecção aos processos, o que já confere uma grau de segurança interessante. Pois mal seja detectado um processo malicioso no seu sistema, este será interrompido e o utilizador será avisado para sanar essa tentativa de intrusão. No separador Regras do Processo, poderá configurar o grau de sensibilidade e aviso.

Comece por analisar o seu sistema, existem vário níveis de varrimento da máquina, depois siga as instruções para remoção do material contaminado que a aplicação encontrar. Tome uma atitude, envie para a quarentena ou apague definitivamente o que foi identificado como malware.

Esta ferramenta tem muita segurança, normalmente não há problemas em detectar e apagar material “limpo”. Os muitos anos de experiência desta aplicação, confere-lhe um mercado vasto e fiel.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Ad-Aware Free 8.1.0 [73.50MB]
Homepage: Lavasoft

Sem comentários:

Enviar um comentário