terça-feira, 15 de junho de 2010

[Apps]SysFIX – Uma ajuda preciosa

O Windows vem de origem preparado com um grande número de ferramentas que tornam a sua gestão um pouco menos complicada a cada nova versão. No entanto existem ferramentas que tardam em aparecer e que conseguem ser quase essenciais. O SysFIX consegue trazer para o Windows algumas dessas ferramentas, e permite o acesso facilitado a funções que do sistema operativo.


Na verdade o SYSFix não é uma ferramenta mas sim sete debaixo da mesma interface. São funções que o Windows não tem de raiz e que devia ter. A ajuda que estas ferramentas vêm dar a quem gosta de mexer no seu sistema operativo é enorme.

Process Flusher

Esta ferramenta consegue de forma simples terminar processos que o utilizador entenda. Existem 2 listas de processos. Os processos que estão protegidos e que não serão terminados e os processos que estão na lista a terminar. Na primeira lista está um conjunto de processos de sistema que são previamente identificados e na segunda estão os restantes processos passíveis de serem terminados. Depois é apenas necessário carregar no botão Flush.

SYSCommand

Não sendo uma novidade esta ferramenta consegue ser mais completa que a janela de DOS disponibilizada pelo Windows. A vantagem é termos disponível e de forma simples os comandos utilizáveis.

File Destruct

Se a vontade é eliminar ficheiros de forma definitiva então devem chamar esta aplicação. Basta adicionar os ficheiros pretendidos, escolher o método para a eliminação e dar ordem de eliminação.

Para garantir a eliminação dos ficheiros a ferramenta escreve várias vezes sobre a zona de disco onde estão os ficheiros a eliminar. O número de vezes a escrever é que define o método de eliminação.

Net Tool

O Net Tool é a ferramenta que nos fornece informação sobre a rede. Existem várias ferramentas dentro desta. Aceder ao router de acesso, testar portos de acesso e limpar o DNS são as opções principais disponíveis.

É ainda possível alterar o IP atribuído ou renova-lo caso este esteja a ser servido por DHCP.

Renamer

Esta é outra ferramenta interessante. Permite que alteremos o nome e/ou extensão de um ficheiro. Basta que indiquemos o ficheiro a renomear e o novo nome e extensão.

É possível, caso o desejemos, que o ficheiro original seja mantido

Directory Destruct

Da mesma forma que existe uma aplicação para eliminar ficheiros é disponibilizada uma para eliminar directorias e o seu conteúdo.

Escolhemos a directoria a eliminar, o método e carregamos no botão. Os métodos de eliminação são idênticos aos apresentados antes.

File Organizer

Esta é de todas a ferramenta mais interessante. Com ela podemos organizar uma directoria de forma rápida e simples. O File Organizer vai olhar para cada um dos ficheiros presentes na directoria a organizar e irá separá-los por tipo. Para além dos tipos presente na ferramenta é possível criar um tipo que satisfaça necessidades específicas.

Este conjunto de ferramentas consegue, como conseguiram ver, cobrir algumas áreas de acção que o Windows não tem tratadas. E o facto de ser portátil facilita a utilização e o acesso.

Testem e tenham-na perto de vós para vos ajudar na gestão do dia-a-dia do vosso Windows.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: SysFIX build v5 [1.14MB]
Homepage: SysFIX

Sem comentários:

Enviar um comentário