terça-feira, 15 de junho de 2010

[Apps]Genie Timeline 2.0 – Segurança dos dados em tempo real

As nossas máquinas são depósitos de fragmentos das nossas vidas. Guardamos documentos, guardamos memórias, fotografias, vídeos e muitas outras provas que confirmam cada vez mais a nossa dependência dos computadores. Na verdade podemos estar sempre do abismo, do perder esses fragmentos que são irrecuperáveis na vida já passada de cada um de nós. Além disso, existem os dados empresariais, os dados mais do foro profissional. Com uma importância diferente, mas com prioridades bem mais aguçadas.

Cópias de segurança. Faça, não deixe a sorte decidir quando perde o que é irrecuperável. Para isso temos muitas formas de as fazer. Desde localmente, num DVD até aos mais sofisticados serviços alojados na “nuvem”.

Há dias conheci esta ferramenta e apliquei na casa de um amigo. Ele e a esposa são fotógrafos (nos tempos livres) e têm diverso material importante alojado nos discos de cada computador.

- E cópias?

- Quais cópias?

- Hmmm, quer dizer, se perderes ou fores roubado, ou mesmo se esse disco “encomendar a alma ao criador”, o teu trabalho está seguro onde?

Até a esse dia, tudo está bem e ali à mão. Que tal ter o material salv0 num computador extra, num servidor, num disco externo, ou numa máquina dentro de uma rede dedicada ou mesmo num serviço dedicado?

Tenha os dados seguros em tempo real com Genie Timeline.

Esta ferramenta é muito interessante pois está estruturada para monitorizar a nossa máquina actuando como um antivírus, que detecta alterações em zonas dedicadas, dentro da sua máquina e reporta o estado actual de segurança de dados.

Basicamente este software solicita um local onde pode fazer as cópias de segurança e vai criando uma timeline ou linha do tempo para informar o utilizador do que foi copiado e onde está esse momento guardado. Cria pastas com tempos diferentes (cópias incrementais) mas analiza as pastas antigas de dados para ver se podem ser eliminados, aumentando o espaço de backup.

Depois de dizermos onde vamos depositar os nossos dados, a aplicação irá solicitar que aponte o que deverá o Genie Timeline guardar e olhar continuamente.

Veremos mais à frente mais pormenores deliciosos desta aplicação. A versão gratuita já faz um serviço de segurança e envia por mail notificações operacionais, para que o utilizador saiba o estado actual das cópias. O serviço Genie Timeline Home aumenta as capacidades mas é no Genie Timeline Profissional que existe um serviço completo com total suporte e com todas as ferramentas de pró-actividade e restauro, em caso de desastre, activas.

O quadro de selecção de conteúdos proporciona uma utilização amigável, onde o utilizador poderá escolher o que quer ver salvaguardado. Escolha a opção que faz o Backup ao Desktop, Backup à pasta Os meus Documentos, Backup à pasta Imagens, Backup à Música, Backup aos Vídeos, Backup aos Favoritos, Backup a ficheiros importantes, Backup a ficheiros do Office, Backup a eBooks e ficheiros PDF, Backup a ficheiros comprimidos e a ficheiros de imagem ISO, etc.

Estas cópias podem ser feitas localmente e enviadas para qualquer drive, como por exemplo um disco rígido, ou para um NAS, mesmo através de uma rede.

Um ponto forte a favor desta aplicação, é o seu importante sentido de integração. Quer isto dizer que a aplicação sabe que está a funcionar num sistema que tem recursos finitos e usa-os à medida que estão disponíveis, sem criar congestionamentos por captura desmesurada, de recursos do sistema, para as suas operações.

O utilizador vai sendo avisado do evoluir da situação, mas pode abrandar a quantidade de avisos, para não ser maçador. Na área de notificação, será colocado um ícone que fará a ligação à aplicação que está por trás a trabalhar.

Como foi já referido em cima, as cópias são classificadas para que no futuro possa procurar alguma coisa que apagou entretanto. A aplicação analisa se o conteúdo está salvaguardado na sua totalidade em cópias mais à frente e apaga o que for já um peso morto.

Estamos sempre a ser monitorizados e sabemos o quando esta ferramenta poderá ser útil, pois tem vários serviços de cópias (smart mode e turbo mode) que podem actuar imediatamente em cima do desastre. Pode ver aqui muitas outras características. certamente ao nível profissional, será um excelente serviço de precaução e segurança.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/XP/Vista/Win7
Download: Genie Timeline 2.0 [24.79MB]
Homepage: Genie Soft

Sem comentários:

Enviar um comentário