terça-feira, 29 de junho de 2010

[Apps]iReboot – Que sistema operativo vou arrancar?

A maioria de vós, por serem curiosos, tem nos vossos PC’s mais do que um sistema operativo. Provavelmente têm 2 (ou mais) versões de Windows e uma versão de Linux.

E sempre que querem trocar de sistema operativo têm de fazer todo o processo de rebootar o PC. Não é que seja complicado mas por vezes ao reiniciar a máquina não conseguem escolher qual o SO que pretendem e o PC arranca no que tiverem por omissão. Para vos ajudar a automatizar este processo apresento-vos o IReboot.

Esta pequena aplicação permite-vos escolherem qual o sistema operativo a ser carregado no próximo arranque da vossa máquina.

Basta que a instalem no vosso sistema operativo “principal” e que a arranquem. Por norma deve ser instalada no sistema operativo mais recente (7, Vista ou XP – por esta ordem de preferência).

Ela fica descansadamente na barra de tarefas até que necessitem dela. Quando essa altura chegar só têm de clicar com o botão direito do rato em cima do ícone e escolherem o sistema operativo da lista que é apresentada. Esta lista contêm os sistemas operativos detectados no vosso PC.

Se pretenderem fazer uma mudança de sistema operativo de forma rápida, só têm de activar a opção Reboot on Selection. Assim, ao seleccionarem um dos SO’s presentes o Windows vai de imediato entrar em modo de reboot e irá arrancar o SO escolhido.

O único senão desta ferramenta e que é uma limitação técnica de interoperabilidade entre sistemas operativos é que apenas é suportada por SO’s Windows. Quer isto dizer que os vossos Linux’s não são detectados e nem conseguem forçar o arranque deles. Mas como o Grub (ou o LILO) está antes do Windows conseguem de certeza contornar este problema.

Apesar da limitação indicada acima esta é sem dúvida uma grande ferramenta para quem, como eu, tem vários Windows na mesma máquina e necessita de uma forma rápida de alternar entre eles.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2K/XP/Vista/7
Download: IReboot 1.1.1 [253.22KB]
Homepage: IReboot

Sem comentários:

Enviar um comentário