terça-feira, 29 de junho de 2010

[Apps]gfxCardStatus – mudar de placa gráfica livremente

Este é um programa destinado a todos os possuidores de macbook pro que possuem duas placas gráficas. Chama-se gfxCardStatus e torna o processo de alternar entre as placas muito mais simples.

A nova gama de macbook pro deste ano tinha, como novidade, um sistema inteligente que mudava de placa gráfica de acordo com as necessidades do programa que estão a correr. Se estivéssemos a ver o e-mail, apenas precisaríamos da placa intel, enquanto para correr um jogo, certamente seria melhor termos todo o poder gráfico disponivel. Se na prática este sistema funciona às mil maravilhas, o que é certo é que existem aplicações que sem necessidade, ligam a placa NVIDIA.

Um exemplo disso é um Tweetie, que liga a placa NVIDIA, fazendo com que a bateria se esgote mais depressa.

Assim sendo, para uma melhor gestão das placas gráficas e aproveitando o sistema da Apple, temos o gfxCardStatus, que nos permite escolher que placa gráfica queremos utilizar, e onde podemos ver também qual ou quais as aplicações que estão a fazer com que a placa integrada não chegue.

Todo o programa é acedido via barra de menus e a partir de lá pode ser alterada a placa gráfica a utilizar. Para além disso, quando o sistema inteligente estiver ligado, as alterações serão visíveis via Growl notifications.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: gfxCardStatus v1.7.5
Homepage: CodyKrieger

Sem comentários:

Enviar um comentário