quarta-feira, 9 de junho de 2010

[Apps] iPrint – Seja amigo do Planeta!

As preocupações ambientais estão cada vez mais na ordem do dia e temos o dever de as transpor para a nossa vida digital. Um das formas mais simples de conseguirmos diminuir o consumo de recursos do planeta e consequentemente ter um consciência ecológica é cortarmos no consumo de papel, nas impressões.

No entanto, e por muito que assim o queiramos, existem situações em que somos “obrigados” a imprimir. Mas para nos dar uma ajuda a poupar no papel gasto e a poupar o planeta surgiu o iPrint.


Este software funciona através de uma impressora virtual, para onde devemos encaminhar os nossos trabalhos, e consegue optimizar todo o processo de preparação dos documentos para impressão. Acabe com a tarefa de ter de redefinir as configurações para multi-páginas, ou para escolher as páginas pretendidas para impressão. O iPrint faz isso por si, e se pretender pode afinar ainda mais a seu gosto.

Uma das formas que o iPrint tem para nos ajudar a poupar é através da eliminação de páginas em branco. Outra forma é através da colocação de várias páginas (2 ou 4) numa mesma folha. O utilizador pode ainda eliminar páginas que não sejam necessárias para impressão. Depois de acertada a impressão pretendida só temos de escolher a impressora que pretendemos utilizar e mandar imprimir.

A sua interface é diferente do que se habitualmente se vê na maioria das aplicações, estando os botões de acção colocados numa barra no topo da janela. Ai podemos dar ordem de impressão, alterar parâmetros de impressão, ver processos de impressão pendentes, eliminar processos de impressão ou definir o número de páginas a agregar numa mesma folha de impressão.

No centro da interface temos a apresentação das páginas a serem impressas e a forma como elas vão ser colocadas em cada um das folhas. Ai podemos eliminar as que não pretendemos.

Na zona inferior temos a apresentação do quanto estamos a poupar nessa impressão. Conseguimos assim ter uma noção da utilizada desta ferramenta.

Ao carregarem no botão que indica a poupança que estão a ter, conseguem ver dados globais de poupança, desde a instalação do iPrint. Será ao verem esses dados que vão ter a verdadeira consciência do que estão a poupar, ao vosso bolso e ao planeta.

Deixo-vos um vídeo que mostra a utilização do iPrint, para que vejam a forma simples de utilização desta ferramenta:

O iPrint é uma ferramenta simples de utilizar e que vai com certeza permitir que poupem recursos importantes. É também uma excelente forma de contribuírem, até de forma inconsciente, pelo bem-estar do planeta.

Testem-na e vão ver que a curto prazo vão conseguir notar melhorias no volume de papel gasto.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7
Download: iPrint 1.1 [7.15MB]
Homepage: iPrint

Sem comentários:

Enviar um comentário