terça-feira, 15 de junho de 2010

[Apps]Adapter – O Conversor Multimédia para Mac e Windows

Para quem usa o computador para usufruir dos conteúdos ricos que a Internet oferece e para quem quer ter um acesso transversal a qualquer formato, tem de conhecer uma ferramenta que faça conversões no mundo do multimédia.

Esta aplicação permite conversões para um vasto leque de formatos vídeo, áudio e imagem, mas traz mais argumentos que podem fazer pender a decisão do utilizador a seu favor.

Conforme puderam ver no pequeno screencast que fiz em cima, esta aplicação está dividida em 4 classes bem organizadas. São elas a conversão para vídeo, a segunda debruça-se sobre as conversões para áudio, seguida da conversão para imagem e, por último, temos uma porta aberta dos muitos serviços de alojamento de vídeos, tipo YouTube, para o nosso computador. As opções são realmente muitas e com pormenores que fazem desconfiar da “oferta” desta ferramenta. Mas é verdade, é mesmo gratuita.

Vídeo

Neste primeiro grupo podemos fazer importantes descobertas. Se repararmos logo no formato da aplicação, podemos ver que temos uma pré-visualização do que estamos a converter, isso permite acompanhar o desenrolar do vídeo até ao ponto que entendamos ser o ideal. Depois temos ferramentas que cortam, que aumentam (zoom) a imagem, encolhem e a esticam, se pretender algum desses trabalhos claro!

Mas reparem na qualidade da organização dos formatos a exportar. Estão divididos pelos principais players neste segmento: temos a exportação do vídeo para os formatos da Apple (iPod, iPhone, iPad, etc.), para os formatos do Google (Gphone), formatos para a Sony (PSP, PS2, PS3, etc….), Microsoft (Zune, XBOX) e muitos outros que podem utilizar nas consolas ou mesmo nos smartphones.

Para os mais perfeccionistas, a secção Advanced permite que escolham valores da saída do vídeo, onde podemos escolher a resolução, bit rate, etc, etc, etc. Têm de conhecer para perceber a abrangência desta ferramenta.

Áudio

No áudio assistimos ao mesmo método de oferta, onde podemos escolher o formato de saída que mais nos convém. Podemos usar os compactados, os abertos ou os mais puristas dos formatos. Podemos descaregar o áudio de um endereço especifico, usando a caixa de endereço e adicionando-o na lista. Podemos simplesmente arrastar e largar o ficheiro para a lista à direita na aplicação e também “pré-escutar” o que vamos converter.

Depois temos uma interessante função (para mim pelo menos); podemos colocar onde diz Enter URL os the File Path um link do YouTube e iremos “retirar” do vídeo o som e converter o mesmo num MP3, por exemplo.

Imagem

Nesta área, é mais do mesmo. Podemos agarrar numa imagem, arrastar para a listagem e converter para JPG, GIF, PNG, TIF, ICO e muitas outras. Tudo com um clique no botão Start Conversion!

Download

Por último, mas sem qualquer desprezo, está uma lista que podemos preencher com endereços de serviços tipo YouTube (agregadores de vídeo) e que poderão dar origem a vídeo em .flv depositados no nosso computador, para os podermos mais tarde, por exemplo, converter e usar. Fica aqui à vossa disposição a forma de melhor usar esta ferramenta.

A sua funcionalidade pode ser também apreciada em Windows, onde existem alguns concorrentes de peso. Mas a concorrência é saudável.

Agora que já puderam vislumbrar um pouco das capacidades desta aplicação, que acrescentei à minha pequena colecção de ferramentas no Mac, deixo-vos uma lista de formatos que são usados pela aplicação.

Adapter trabalha com:
3g2, 3gp, 4xm, RoQ, ac3, alaw, asf, asf_stream, au, audio_dice, avi, crc, daud, dc1394, s, dv, dv1394, dvd, ea, ffm, film_cpk, flic, flv, gif, h261, h263, h264, idcin, image, image2, image2pipe, imagepipe, ipmovie, m4v, matroska, mjpeg, mmf, mov, mov, mp4, m4a, 3gp, 3g2, mp2, mp3, mp4, mpeg, mpeg1video, mpeg2video, mpegts, mpegvideo, mpjpeg, mulaw, nsv, null, nut, ogg, psp, psxstr, rawvideo, redir, rm, rtp, rtsp, s16be, s16le, s8, sdp, shn, sol, svcd, swf, u16be, u16le, u8, vcd, video4linux, vmd, vob, wav, wc3movie, wsaud, wsvqa, yuv4mpegpipe…

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X/Windows
Download [mac]: Adapter 0.906 Beta [5.2MB]
Download [win]: Adapter 0.908 Beta 6 [3.9MB]
Homepage: Adapter

Sem comentários:

Enviar um comentário