quinta-feira, 4 de março de 2010

[Apps]Disk Space Fan – Veja o seu espaço em disco

Uma das maiores riquezas que temos no nosso PC é o espaço em disco. Por muito CPU, memória, placa gráfica que tenhamos se nos faltar o espaço em disco o sistema operativo não funciona.

Por essa razão é conveniente que tenhamos sempre em mente a necessidade de controlar esse espaço. Os sistemas operativos há já uns anos que possuem a capacidade de nos alertar quando começamos a estar limitados em espaço. Mas depois desse alerta vem sempre a mesma pergunta: “Onde é que estão os ficheiros grandes e desnecessários nesse espaço ocupado?”.

E é nesta altura que entram em acção as ferramentas gráficas para detectarmos as tais”zonas”. Já vos apresentámos várias e hoje é a vez do Disk Space Fan.

Com uma interface muito bem conseguida, o Disk Space Fan mostra-nos de forma clara a ocupação dos discos do nosso PC. De salientar que é visível a taxa de ocupação das drives de CD/DVD, funcionalidade em falta de muitos programas do género não fazem.

Através desta informação fornecida na zona principal da interface ficamos logo a saber o que se passa em termos de ocupação nos nossos discos.

Se quisermos saber um pouco mais sobre cada uma das drives só temos de escolher a pretendida e o Disk Space Fan irá analisar e mostrar-nos de forma gráfica e colorida qual o estado de ocupação dessa drive.

Por forma a navegarmos na estrutura de de directorias do nosso disco só temos de ir clicando na zona gráfica do software. Se colocarmos o rato sobre uma directoria temos acesso a alguma informação sobre a pasta em causa.

  • Nome
  • Localização
  • Numero de ficheiro e pastas
  • Espaço que ocupa

Para podermos entender a ocupação do disco a ordenação das pastas é feita em função do espaço que ocupam. E as cores atribuídas permitem-nos distinguir as directorias a partir da raiz.

Caso pretendamos, e porque se pode tornar complicado chegar a uma pasta específica, é possível fazermos uma análise a partir de uma zona. Para isso só temos de usar a opção Scan Folder e indicarmos a zona pretendida para início da representação.

Para quem gosta de ter os seus discos rígidos controlados e a ocupação dos mesmos verificada com frequência esta é mais uma óptima solução.

E como devem ter reparado pelas imagens é hora de eu fazer uma grande limpeza aos meus 4 discos.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7
Download: Disk Space Fan 1.4 [1.21 MB]
Homepage: Disk Space Fan

Sem comentários:

Enviar um comentário