quinta-feira, 4 de março de 2010

[Info]As melhores ferramentas para Screencasting

É um recurso popular nas escolas, na Internet e cada vez mais será usado para simplificar o processo de aprendizagem. Há várias ferramentas que nos permitem gravar o que estamos a fazer no nosso ecrã para que possamos mostrar de uma forma directa como fazer isto ou aquilo. Ainda não encontrei uma que fosse a melhor, encontrei sim, algumas das melhores.

Podemos catalogar estas ferramentas em duas categorias: as gratuitas e as pagas. Vou deixar algumas sugestões para que possam comparar com o que utilizam e quem sabe possam também sugerir alternativas.

Ferramentas gratuitas:


1. CamStudio [Windows]

CamStudio é uma aplicação, open source, que grava toda a actividade do seu ecrã, incluindo áudio. Depois de gravado o ficheiro AVI, esta aplicação transforma o ficheiro vídeo num ficheiro flash, originando um tamanho aceitável. Esta forma de apresentar os filmes está muito em voga, pela relação qualidade/tamanho.

2. BB Flashback Express [Windows]

null

BlueBarry FlashBack Express é uma aplicação que grava tudo o que se passa no seu ambiente de trabalho. Esta ferramenta pode ser útil para criar webcast e/ou pequenos exemplos em vídeo de demonstrações no seu computador. Depois de capturar as demonstrações na sua máquina, pode exportar o vídeo nos formatos flash e AVI.

3. ScreenToaster [Web-based]

null

Há alturas em que não estamos na nossa máquina e surge a necessidade de fazer um screencast para demonstração. Facilmente recorremos aos ScreenToaster. Podemos rapidamente ter uma solução sem que tenhamos de procurar ferramentas dedicadas mas que precisam de instalação. Claro que com o ScreenToaster não terá nenhuma opção avançada, mas também não será esse o bem mais precioso no momento que a procura.

Poderá no entanto contar com captura do ecrã total (full screen), suporte para imagem-a-imagem da webcam que aparece no canto inferior direito e poderá captar o audio. Por fim, poderá visualizar o que gravou e colocar o vídeo no YouTube, se assim entender. Caso pretenda descarregar para o seu computador, poderá fazê-lo nos formatos MOV ou SWF. ScreenToaster é gratuito e funciona com Java activado na sua máquina, através do browser.

4. Xvidcap [Linux]

null

Esta não é uma aplicação vigorosa, pauta pela simplicidade e se não precisarem de mostrar efeitos 3D, precisando somente do vídeo para efeitos de explicações, etc., então este programa é o ideal. Esta ferramenta usa codificação FFmpeg que é uma solução multiplataforma para gravar, converter e fazer stream de áudio e vídeo.

5. Jing [Windows/Mac]

Já falámos nesta aplicação, onde destacamos os seus serviços mas dedicados à captura de ecrãs, aos screenshots estáticos. O Jing é um utilitário criado pela TechSmith, empresa essa que já é conhecida pelas suas soluções no campo de captura de ecrã (SnagIt, Camtasia) e que tem uma funcionalidade muito similar ao Skitch. Está disponível para Windows e Mac OS X. Muito simples de utilizar

6. Go View [Windows]

Esta opção é fantástica, arriscava mesmo a dizer que foi a que mais me satisfez pela rapidez, qualidade e funcionalidade. Suportada em Java, este serviço captura o vídeo de uma forma muito suave, sem sobressaltos para o nosso sistema. Terminado o screencast, podemos ver online o trabalho gravado e temos de imediato o link de partilha disponível em frente a cada vídeo. Como temos de aderir ao serviço, abrindo uma conta gratuita, ficamos com uma biblioteca de gravações ordenadamente disponibilizadas. Podemos capturar também o áudio de forma simples e com muito boa qualidade. Deixou-me agradavelmente satisfeito a qualidade quando colocada a gravação em full screen.

7. RecordMyDesktop [Linux]

null

recordMyDesktop é uma aplicação constituída por 2 partes, o programa de linha de comandos (backend) e a interface gráfica (frontend). Estes são programas separados, mas toda a funcionalidade depende do backend que é também um programa independente. O frontent por si só não consegue desempenhar funções de valor.

Além disso, o frontend vem em 2 versões: uma escrita com o GTK Toolkit (e por isso se chama gtk-recordMyDesktop) e utra escrita com o Qt Toolkit (qt-recordMyDesktop). Estes dois frontends derivam do mesmo código-base, com o qt-recordMyDesktop a ser um porte do gtk-recordMyDesktop. Como resultante desta situação, ambos os frontends providenciam exactamente a mesma funcionalidade através da mesma interface (com uma série de pequenas excepções). Por isso o resto do guia se refere genericamente a estas duas interfaces como o frontend. Será notificado quando existirem algumas divergências.

Apresentação de guias em vídeo(com alguma interactividade) – Na onda do Captivate
Wink – http://www.debugmode.com/wink
Screenbook – http://www.screenbooks.net/
ZoomIt – http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb897434.aspx
DemoHelper – http://tools.tortoisesvn.net/DemoHelperInfo

Orientados para apresentar em vídeo
Jing – http://www.jingproject.com
FreeScreencast – http://www.freescreencast.com
Camstudio – http://www.camstudio.org
Free Screen To Video – http://www.koyotesoft.com/
Easy whiteboard – http://pplware.sapo.pt/software/easy-whiteboard-2-4-142

Sem comentários:

Enviar um comentário