quinta-feira, 4 de março de 2010

[Apps]Linux: Criar Screencasts no Ubuntu

Screencasts são vídeos do que se passa no monitor, o que é útil quando, por exemplo, queremos mostrar como se faz algo e é mais simples mostrar do que explicar.

Existem diversas aplicações, para todos os SO, mas hoje vou-vos falar de uma para Linux, o gtk-recordmydesktop (para KDE, o krecordmydesktop).

As explicações que vão seguir neste tutorial são feitas com Ubuntu, mas a forma de funcionamento noutras distribuições será semelhante.

Vamos então passar à acção:

Primeiro, vamos instalar o gtk-recordmydesktop, para tal podemos ir ao Gestor de Pacotes Synaptic e procurar por “recordmydesktop”, seleccionar e instalar (clicar em “Aplicar”), ou também podem simplesmente na consola escrever:

$ sudo apt-get install gtk-recordmydesktop

Agora já podem abri-lo, através do menu: AplicaçõesSom & Vídeogtk-RecordMyDesktop.

Imediatamente podem reparar que começa a mostrar o que se passa no ambiente de trabalho.

Nesta janela podem definir se querem gravar o desktop por inteiro ou apenas uma zona do mesmo, seleccionando a área com o rato na janela.

Podem seleccionar para começar a gravar e podem fazer o vosso screencast.

É aconselhável que desactivem os efeitos Compiz caso notem perdas de performance.

Para parar de gravar, notem na zona de notificações que aparece um pequeno ícone que parece uma checkbox, onde, ao clicarem, para de gravar e faz um render do vídeo para poder ser visualizado.

Ficam aqui com este exemplo, que gravei enquanto escrevia :) A qualidade obviamente teve de ser reduzida, mas o ficheiro original grava com bastante qualidade, o único problema, como irão ver, é no uso de efeitos, que por vezes causa umas barras pretas horizontais.

O ficheiro onde o programa grava o vídeo por defeito é na pasta home, sob o nome out.ogv, que podem converter para qualquer outro formato, utilizando, por exemplo, o ffmpeg, para converter, ogv para avi, mpg ou outros:

$ ffmpeg -i out.ogv novo_nome.avi

Espero que tenha sido útil. Alguma dúvida, comentem.

Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Peopleware para serem publicados.

Fonte: ghacks

Sem comentários:

Enviar um comentário