quinta-feira, 29 de outubro de 2009

[Apps] iNet Radio 1.02 – Muita música via Internet

Um dos prazeres que os informáticos fazem questão de alimentar é a boa música sempre presente. Não deixam de ter muitos mp3 espalhados pelo disco e por outros gadgets de armazenamento externo. Mas as rádios online já fazem parte das escolhas e há muitas rádios online. Só falta escolher um dos muitos players existentes e escolher a rádio.

Já falamos em várias opções para poderem ouvir rádio online, o iNet Radio é um player gratuito que se destaca pela qualidade e pela integridade do sinal que descarrega. É rápido e não tem um grande peso no sistema.

Além da fluidez do programa, das suas 50 skins que pode descarregar e das milhares de rádios que pode importar, podemos ainda destacar a facilidade de utilização, simples para quem se quer experimentar nesta actualidade radiofónica.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: iNet Radio 1.02 [2.86MB]
Homepage: iNet Radio

[Apps] Descobrir redes Wireless no Windows e Linux

Já tive a possibilidade de expressar por aqui no pplware, a minha humilde opinião relativamente ao cliente de redes sem fios do sistema operativo Windows. No Windows 7 houve algumas melhorias é certo mas continua a faltar um cliente que nos dê mais detalhe/informações sobre as redes Wireless que a nossa placa detecta. Para o Linux uso o Network Manager, bastante completo e user-frindly.

Hoje apresento-vos um pequeno mais útil gadget para estarem sempre de “olho” no que anda por aí no ar.

28-10-2009 10-33-30

Após instalado o gadget (fazer download aqui e instalar), botão do lado direito do rato em cima do ambiente de trabalho e depois escolhemos gadgets. Aí escolhemos o Xirrus WI-FI Monitor, que aparecerá na barra do lado direito do vosso ambiente de trabalho.

28-10-2009 09-16-14

A aplicação apresenta as redes detectadas através de um radar e as seguintes informações para cada rede:

  • SSID (nome da rede)
  • Channel (canal usado)
  • TX/RX Data Rates (Taxas de transmissão de )
  • Signal (força de sinal em dBm)
  • History (historial de como se tem comportado a rede)
  • Current Adapter (a vossa placa wireless)
  • Show details (ver imagem e descrição seguinte )

28-10-2009 09-37-04

Neste submenu podemos encontrar mais detalhes sobre as redes detectadas como por exemplo o tipo de autenticação, tipo de encriptação usada, RSSI, norma usada (802.11a, 802.11b, 802.11g, 802.11g) entre outros.

28-10-2009 09-37-04

Possui ainda um glossário muito interessante, para quem quiser aprender mais uns termos do mundo do Wireless. 802.11a, Access Point, Ad-Hoc, Channel , dBm, etc. Acho que ja arranjei assunto para um novo artigo :)

28-10-2009 10-25-46

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 (32 ou 64 bits), Linux
Download: Xirrus Wi-Fi Monitor Windows [5.27MB]
Download: Xirrus Wi-Fi Monitor Linux [4.21MB]
Homepage: Xirrus

terça-feira, 27 de outubro de 2009

[Apps]Unlocker 1.8.8

Já lhe aconteceu querer apagar um ficheiro e ele teimosamente não se apaga? Esta é uma ferramenta que deverá figurar no seu kit de salvamento, pois nunca se sabe quando vamos ter necessidade dela.


Unlocker é a ferramenta ideal para remover a protecção daquele ficheiro que você quer substituir ou remover. Depois de instalar, a ferramenta coloca no menu de contexto a opção para executar sobre o tal ficheiro.

Alterações na versão:

  • Esta actualização vem trazer alguns correcções detectadas na versão anterior.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: Unlocker 1.8.8 [237.50KB]
Homepage: Unlocker

[Apps]JetComp 4.0 – Recupere a base de dados em Access

Há dias tive um problema numa aplicação que utiliza uma base de dados criada em Access 2000. Tem pouco mais de 1GB de tamanho e ficou corrompida. Embora existissem cópias de segurança, tinham muitas horas sem dados actualizados o que se afigurava duro de recuperar o tempo perdido. Mas há remédio!

Embora fosse preocupante, há algumas manobras que se podem fazer nestes casos. Mais não seja copiar todas as tabelas para um ficheiro limpo. Essa seria uma obra do tipo “construir de raiz a pirâmide se Gizé”. Vamos antes usar o JetComp.

O Jet Compact, é uma ferramenta que dispensa a instalação e permite compactar base de dados criadas com o mecanismo de base de dados Microsoft Jet 3.x e 4.x. Este utilitário pode ser executado em conjunto com o mecanismo de base de dados do Microsoft Jet 3.x e 4.x para recuperar essas base de dados corrompidas.

Embora seja possível executar o utilitário Microsoft Access Compact ou o método CompactDatabase com o mecanismo de base de dados Microsoft Jet 3.x e 4.x, o Jetcomp.exe pode ser a última solução quando esses utilitários já não conseguem recuperar essas base de dados danificadas.

Isto ocorre porque o utilitário Microsoft Access Compact e o método CompactDatabase tentam abrir e fechar uma base de dados antes de a tentar compactar. Em determinados casos em que estes utilitários não conseguem reabrir as BD’s, o Compact não poderá continuar, o que impede a recuperação das BD’s.

Esta é uma ferramenta que deverá ter em conta, se utilizar base de dados Access com alguns anos de vida.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: JetComp 4.0 [110.67KB]
Homepage: Microsoft

[Apps] Format Factory 2.15

Esta é uma das melhores ferramentas de conversão multimédia. Sim, gratuita.

Format Factory é uma aplicação que obrigatoriamente deve constar no seu kit multimédia. Com os milhares de formatos existentes no mundo do som e imagem, é bem possível que mais tarde ou mais cedo, esbarre com um formato impossível de abrir ou exportar. Para isso e para muitas outras funções, nada como converter o formato para outro que lhe seja útil.

Tem um ficheiro de vídeo e quer passar para o formato do seu telemóvel? Então utilize o Format Factory, verá que o iPhone, a PSP, os telemóveis e tudo quando necessite de formatos próprios, caem aos pés deste conversor.

Espere, que ainda não terminei, calma, para já saque o ficheiro!

Format Factory é uma ferramenta de conversão multi-funcional:

  • Tudo para MP4/3GP/MPG/AVI/WMV/FLV/SWF.
  • Tudo para MP3//WMA/MMF/AMR/OGG/M4A/WAV.
  • Tudo para JPG/BMP/PNG/TIF/ICO/….
  • Ripa DVD’s para um ficheiro de vídeo.
  • Suporte para ficheiro MP4 formato utilizado por iPod/iPhone/PSP/BlackBerry.
  • Suporte para ficheiro RMVB.

Mais algumas habilidades:

  1. Suportas as conversões de todos os populares formatos de vídeo, áudio e imagens para qualquer outro.
  2. Repara ficheiros de vídeo e áudio danificados.
  3. Reduz o tamanho dos ficheiros de multimédia se necessário.
  4. Suporta formato de ficheiros multimédia para o iPhone e iPod.
  5. Suporta conversão de imagens, zoom, rotação, inversão e etiquetas.
  6. Ripador de DVD’s.
  7. Suporta 50 idiomas, Português incluído.

Modus operandi:

Para utilizar, simplesmente escolha o formato para o qual quer converter, carregue o formato a converter e carregue no botão Converter.

A aplicação permite alterar e configurar tudo, desde a taxa de bits aos frames por segundo, tudo mesmo. É no entanto simples de utilizar, pois as opções são carregadas em modo padrão, já equilibradas para as conversões normais.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: Format Factory 2.15 [23.93MB]
Homepage: Format Factory

[Apps]Microsoft Baseline Security Analyzer 2.1.1

O Microsoft Baseline Security Analyzer, ou MBSA é uma ferramenta voltada a profissionais de TI direccionada a pequenas empresas com o objectivo de detectar o estado de segurança de estações de trabalho em rede.


É uma ferramenta disponibilizada pela Microsoft que permite gerar relatórios de segurança e inclusive verificar remotamente o estado de estações ligadas no mesmo domínio ou grupo de trabalho.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Microsoft Baseline Security Analyzer 2.1.1 [1.5MB]
Homepage: Microsoft

[Apps] iTALC 1.0.9 – Controlo remoto da sua sala de aula

Com a chegada do projecto Magalhães aos milhares de alunos e às muitas escolas de Portugal, torna-se útil conhecer ferramentas de acesso e formação remota.

iTALC é uma fantástica aplicação para gerir remotamente um ou vários computadores dentro de uma rede, numa sala de aulas, num grupo remoto.

Começando pelo principio, posso referir que esta ferramenta é gratuita, permite fazer ligações remotas a outras máquinas onde o controlo é absoluto.

Posso visualizar apenas o que se está a passar no ecrã da máquina em causa, posso ser eu a intervir nas acções do utilizador, posso simplesmente bloquear todo e qualquer movimento na dita máquina e, em caso extremo, posso mesmo operar um encerramento remoto.

Há dias alguém pedia uma aplicação que pudesse instalar na sala de aulas para poder controlar os computadores dos alunos. Esta é apenas a aplicação ideal.

Numa empresa, o administrador da rede, o formador ou alguém com responsabilidade técnica, pode do seu posto de trabalho ter acesso a qualquer máquina e desenvolver uma acção de forma simples e rápida. Pode-o fazer em modo silencioso, sem que a sua presença seja detectada pelo utilizador e com isso perturbe o normal funcionamento da actividade do posto de trabalho; pode entrar em modo demonstrativo, onde os seus passos serão detectados e seguidos pelo utilizador da máquina.

A aplicação confere vários níveis de segurança para o administrador; na instalação, pode definir uma chave que será o elo de ligação entre a aplicação “Mestre” e a aplicação “Cliente” que será instalada nos postos de trabalho. Essa chave poderá ser guardada por exemplo numa penUSB e em cada instalação da aplicação cliente esta será solicitada.

Durante a demonstração, o administrador/professor/formador poderá enviar aos postos ou ao posto em modo individual uma mensagem de texto. Também poderá fazer screenshots da área de visualização do utilizador/cliente.

Além destas opções, que me parecem importantes ou as mais importantes, poderá encontrar outras mais específicas como o acesso via VPN entre outros aspectos de controlo remoto.

Não é difícil de instalar e de montar a estrutura remota. No meu caso, bastou instalar ambas as aplicações (Master & Client); nas restantes máquinas instalei a aplicação Cliente; na Firewall dei indicação de passagem para o IP X ao porto Y; no master cria-se uma grupo ou uma classe de aulas, depois adicionam-se a esse grupo os clientes, onde nos será pedido o Nome, IP/hostname, MAC-Aderess (facultativo) cada cliente com nome, IP e outros dados de classificação.

Depois é só usufruir desta fantástica ferramenta. Em funcionamento, o Cliente fica com um ícone visível junto ao relógio. Espero que vos seja útil.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download [win]: iTALC 1.0.9 [5.87MB]
Download [linux]: iTALC 1.0.9 [2.61MB]
Homepage: iTALC