sexta-feira, 7 de março de 2014

[Info|Dica] Dropbox: Como receber ficheiros de anónimos na sua conta?

O Dropbox é um serviço que todos nos habituámos a usar e em que dependemos para armazenar e partilhar os nossos ficheiros. Todos lhe reconhecem as suas potencialidades e utilidades.
Algo que o Dropbox não proporciona de raiz é a capacidade de recebermos ficheiros de pessoas com quem não temos relação e com quem não queremos partilhar a nossa conta.
Hoje trazemos dois serviços que implementam essa funcionalidade, como seria esperado, sem confusões e sem complicações.
dropbox_1


A partilha de ficheiros existe no Dropbox desde a sua criação, mas está desenhada para que não permita recebermos ficheiros de pessoas com quem não temos uma relação directa.
A forma usada pelo Dropbox implica que tenhamos de partilhar uma pasta com essas pessoas, o que implica termos acesso aos endereços de email usados e a outros dados.
Mas como o Dropbox é uma plataforma com imensas possibilidades, e com ferramentas disponíveis para se desenvolverem funções adicionais, surgiram serviços que permitem que recebamos ficheiros de desconhecidos, desde que partilhemos com eles um simples endereço web.
Com esses serviços podemos ter disponível um local, associado à nossa conta Dropbox, onde qualquer pessoa possa deixar os seus ficheiros.
Fica assim facilitado o processo de recolha de ficheiros sem que tenhamos de os descarregar de outros locais ou de os receber, por email, por exemplo.
É a solução perfeita para a criação de zonas de envio de ficheiros, de forma anónima e controlada.

Supply Drops

O primeiro serviço que apresentamos para receber ficheiros de terceiros, numa zona anónima da nossa conta Dropbox é o Supply Drops.
Este serviço tem a capacidade de, depois de associado a uma conta Dropbox, criar o que foi chamado de Drop zones. Estas zonas permitem que qualquer utilizador, desde que conhecedor do link de acesso, envie ficheiros para uma conta Dropbox.
Cada Drop zones tem uma validade única de 48 horas, período no qual pode ser usada sem limitações. Apenas é possível criar uma Drop zone de cada vez, e dentro do período das 48 horas, na versão gratuita.
A segurança de destes locais é garantida com encriptação SSL de 128 bits e tem associado um identificador e ULR únicos.
dropbox_2
Para criarem uma Drop zone, os utilizadores precisam de associar a sua conta Dropbox ao serviço e depois este fica disponível de imediato.
Só precisam de definir o nome da Drop zone e começar a partilhar o endereço da mesma. É de imediato criada uma pasta com o nome da Drop zone dentro da pasta associada no Dropbox e os ficheiros são lá colocados à medida que forem submetidos.
dropbox_3
O Supply Drops, para além da versão gratuita, tem disponível uma versão titanium, que garante a criação de um número mais elevado de Drop zones e com um tempo de vida superior.
Homepage: Supply Drops

dbinbox

A segunda alternativa dá pelo nome de dbinbox. Esta é a que oferece mais na sua versão gratuita.
A forma de funcionamento é em tudo igual, devendo o utilizador associar a sua conta de Dropbox com o serviço e criar zonas de entrega.
As limitações do dbinbox residem principalmente no tamanho dos ficheiros permitidos, com um limite de 50MB e na possibilidade de criar apenas um endereço associado a uma conta Dropbox.
Por outro lado tem como diferença a possibilidade de protegermos o acesso a essa zona de entrega de ficheiros com uma password.
dropbox_4
A definições do dbinbox obrigam o utilizador a definir o seu endereço no momento da associação da conta ao serviço, não permitindo depois a sua alteração.
A utilização é também ela simples, bastando aceder ao endereço fornecido e enviar os ficheiros pretendidos.
dropbox_5
Outro ponto único do dbinbox é a possibilidade de usarem a linha de comandos do Linux ou do OSX para submeterem os ficheiros.
Homepage: dbinbox
Estas alternativas são ideais para todos os que pretenderem receber de utilizadores desconhecidos ficheiros ou de quem não tem conta Dropbox. Podem assim criar pontos de entrega livres e que vão recolher numa pasta específica todos os ficheiros disponíveis.
Tenham apenas cuidado com as pessoas a quem fornecem o endereço e a publicidade que fazem dele pois arriscam-se a facilmente ter a vossa conta Dropbox cheia de lixo que não querem e não pediram.

Sem comentários:

Enviar um comentário