sábado, 11 de maio de 2013

[S.O.] Chegou o Li-f-e – O OpenSuse para a escola

As distribuições têm vindo a ganhar popularidade e a ser a escolha principal para os mais diversos projectos/organizações/Instituições.
Para quem necessita de um GNU/Linux direcionado para a educação, a sugestão de hoje vai para o openSUSE Edu Li-f-e.
life_00
Como utilizador Linux devo confessar que nunca fui muito adepto do openSUSE estando sempre virado mais para o CentOS ou Ubuntu. No entanto, a popularidade do openSUSE (a analisar pelo site ditrowatch) tem crescido muito nos últimos tempos e tenho lido que alguns utilizadores insatisfeitos com o Ubuntu têm migrado para esta distribuição.
O projecto openSUSE é um projecto comunitário, patrocinado pela Novell com o objectivo de promover o uso de Linux em todo o mundo.
life_01
Como temos vindo a referir, factores  como a estabilidade, fiabilidade, performance e custo são certamente  trunfos das distribuições Linux na hora da mudança. Quando se fala em distribuições direcionadas para a educação, o nome mais popular é o Edubuntu – uma distribuição para ser usada em salas de aula e que traz consigo muitas aplicações educacionais e jogos.
No entanto, a equipa responsável pelo OpenSuse (vertente educacional), anunciou o Li-f-e (Linux for Education) 12.3-1,a primeira versão que é totalmente baseada no OpenSuse 12.3, com todos os update oficiais aplicados.
O Li-f-e inclui as ultimas versões estáveis dos ambientes gráficos de trabalho KDE, Gnome e Cinnamon e também um conjunto vasto de aplicações muito úteis direcionadas para a educação.
life_02
Para saberem qual o software presente neste distribuição, basta que consultem a página do projecto Li-f-e. Por exemplo, para a a educação existem sofware para desenho, para simulação de circuitos electrónicos, CAD, tabela periódica, matemática, IDEs de programação, etc etc. De referir que a maioria das aplicações está desenhada para que crianças dos 6 aos 12 anos possam trabalhar com as mesmas.
life_03
Como distribuição direcionada para a educação, incluir também já o Moodle instalado (uma plataforma gratuita para ensino, usada por muitas Instituições de Ensino superior em Portugal), assim como a plataforma ATutor para gestão de conteúdos e o FreeSMS.
Como ferramentas de desenvolvimento, o Li-f-e vem com o LAMP, Bluej, Mono, Anjuta, Git, entre outros. A nível de requisitos, o Li-f-e necessita apenas de 1 GB de RAM e 15 GB de espaço em disco, sendo que a instalação demorar cerca de 40 min.
Curioso com esta distribuição?  Aqui ficam os links para download. Para quem pretender espreitar alguns screenshots, pode fazê-lo aqui.
Download: Escolha aqui a versão que pretende
Homepage: OpenSuse Li-f-e

Sem comentários:

Enviar um comentário