domingo, 5 de maio de 2013

[Apps] Nirsoft – 5 ferramentas mais utilizadas

Quem circula com frequência pelos meandros do software sabe bem que existem algumas ferramentas indispensáveis, em especial, no meu caso, se forem gratuitas.
O «amigo»  Nir Sofer, vulgarmente conhecido por Nirsoft, é um dos mais carismáticos e solitários programadores que circula pelo meio – ele próprio diz não ser um CEO ou CTO, não possuir uma equipa nem muito menos escritórios. Os seus programas destacam-se por serem, em primeiro lugar, gratuitos, mas o o brilho da sua estrela reside nos mais variados utilitários que nos podem ajudar nas mais diversas e adversas situações, sempre pautadas pela intuição de manobra e facilidade de compreensão dos mesmos e com um tamanho médio dos seus programas a rondar os 100 KB. Desde a limpeza do sistema à recuperação de vídeos armazenados em cache, tentamos apresentar aqui as cinco ferramentas mais cobiçadas do NirSoft, vamos conhecer?
nirsoft-software-00-pplware


MyUninstaller

O nome diz tudo: um prático desinstalador que nos pode ajudar tanto a desinstalar as habituais aplicações como também ajudar a remover aquelas que persistem em não querer ser desinstaladas mesmo quando recorremos ao clássico “Adicionar / Remover Programas” do menu no Painel de Controlo.
nirsoft-software-01-pplware
Neste caso, com o MyUninstaller podermos analisar uma lista de todas as aplicações instaladas e, de forma efectiva, remover qualquer um desses aplicativos. Neste caso, da aplicação do MyUninstaller podemos ver um ficheiro ZIP com cerca de 50 KB.
Tudo o que temos de fazer para poder usufruir é fazer o download AQUI, extrair a aplicação e executá-la. A lista de aplicativos instalados é aberto juntamente com: nome do programa, a versão da empresa, descrição, estado obsoleto, estado da desinstalação, pasta de instalação, fonte de instalação, site oficial, a data de instalação, chaves de registo, e muito mais.
Download: MyUninstaller | MyUninstaller no KeroDownload

VideoCacheView

Se que visualizamos um vídeo online o conteúdo do mesmo é armazenada em cache no nosso navegador e, em seguida, mostrado. Até aqui nada de estranho. O problema está no facto de que mesmo depois de ter terminado de ver o vídeo, podemos conitnuar a aceder-lhe caso saibamos qual a pasta da cache do nosso navegador. Ora aqui é que está toda a diferença pois aceder a essa pasta não está ao alcance de qualquer um, a não ser que usem o VideoCacheView.
nirsoft-software-02-pplware
Assim o VideoCacheView recupera os vídeos que estejam na cache do navegador.
Tudo o que precisamos fazer é descarregar o programa AQUI, existindo uma versão de instalação ou portátil, extrair o EXE e correr o programa. Os ficheiros de vídeo armazenados são apresentados e pode ser lidos com as opções que clicamos com o botão direito do rato.
Download: VideoCacheView | VideoCacheView no KeroDownload
Download: VideoCacheView 64-Bits

AdapterWatch

Tornou-se comum ter mais de uma placa de rede instalada no nosso computador, em especial possuir placas de rede, placas wireless e até modems Bluetooth. A necessidade de poder fazer uma gestão destes adaptadores de rede e visualizar rapidamente a sua informação tornou-se fundamental.
nirsoft-software-03-pplware
O AdapterWatch tornou-se num utilitário que nos mostra informações detalhadas sobre todos os nossos adaptadores instalados incluindo as propriedades do adaptador, estatísticas UDP TCP / IP, estatísticas ICMP, e outras estatísticas diversas.
Download: AdapterWatch

ProduKey

Quando precisamos de reinstalar o Windows, uma das principais preocupações é reinstalar aquelas aplicações nas quais gastamos os nossos estimados euros. Ora assumindo que uma grande maioria dos utilizadores não grava nem guarda os números de série do seu software Microsoft, o NirSoft decidiu apresentar esta simples aplicação cujo objectivo é básico: apresentar os números de série dos nossos programas Microsoft.
nirsoft-software-04-pplware
Em resumidas palavras, o ProduKey é uma ferramenta que revela de forma rápida e eficaz as chaves de registo dos nossos produtos instalados da Microsoft. Para tal basta descarregar a aplicação portátil, extrair o executável e correr o programa. As inscrições serão carregadas com nome do produto, identificação do produto, chave do produto, pasta de instalação, informações service pack, nome do computador e aplicação em tempo modificado.
Download: ProduKey | ProduKey no KeroDownload
Download: ProduKey 64-Bits

BatteryInfoView

nirsoft-software-05-pplware
Por último, na tabelas das mais famosas, chega o BatteryInfoView. Ora tendo em conta que num portátil o Windows mostra somente as informações mais básicas a respeito de suas baterias, existe muito mais informação que pode ser detalhada. Ora caso pretendamos obter outros detalhes, tais como taxa de descarga, capacidade de corrente, tensão, entre outros esta ferramenta pode ser a solução.
Uma vez mais, não há que enganar, basta descarregar a aplicação e abrir o ficheiro zip para correr o executável.
Download: BatteryInfoView | BatteryInfoView no KeroDownload

EXTRA – Nir Launcher

nirsoft-software-06-pplware
Por último, e como «oferta» extra, chega o Nirlauncher. Para quem não está muito ambientado com os utilitários NirSoft, esta ferramenta faz verdadeira prova de fogo sobre as capacidades do mesmo. Assim, poderão encontrar reunidos numa só aplicação TODAS as ferramentas criadas por este jovem empreendedor. São mais de 100 ferramentas à nossa disposição e de forma totalmente gratuita, sem qualquer segunda intenção.
Download: NirlauncherNirlauncher no KeroDownload
Claro que, se gostarem muito e quiserem ajudar o programador, poderão sempre considerar a oferta de um DONATIVO através DESTE LINK.
Aproveito e deixo o alerta para os utilizadores mais cépticos: algumas das ferranentas aqui apresentadas podem ser consideradas como uma falsa-ameaça por determinados anti-vírus ou soluções de protecção. Contudo, não passa disso mesmo: falsos alarmes, tal como o programador explica em vários pontos no próprio site.
Caso utilizem outras ferramentas com frequência deste programador, por favor não se coibam de deixar os vossos comentários com as experiências e afins.
As ferramentas apresentadas são, na sua maioria compatíveis com o Windows XP, Vista, 7 e 8 sendo que nalgumas situações são apresentadas também com a versão 64-Bits.

Sem comentários:

Enviar um comentário