quarta-feira, 8 de maio de 2013

[Apps] SystemRescueCD 2.4.0 – O Linux que ‘salva’ o Windows

Foi anunciado recentemente a versão 2.4.0 do SystemRescueCD, criado por François Dupoux. O SystemRescueCd é uma distro de GNU/Linux (baseada no Gentoo e utiliza o Xfce como desktop padrão), que corre através do leitor de CD/DVD ou dispositivo USB  e que permite a reparação do sistema e recuperar os dados depois de o sistema ter “emperrado”. Esta nova versão traz um conjunto de utilitários e métodos de gestão de dados, assim como a gestão/edição de partições no disco rígido.
linux_00

Esta ferramenta dota o utilizador de privilégios para executar tarefas de administrador no nosso computador, tais como criar editar partições no disco. Contém imensas ferramentas do sistema (parted, partimage, fstools, …) e ferramentas básicas (editores, ferramentas de rede…).
Principais novidades do SystemRescueCD 2.4.0
  • kernel standard actualizado para a versão 3.0.8 (rescuecd + rescue64)
  • Kernel Alternativo actualizado para a versão 3.1.0 (altker32 + altker64)
  • Actualização do mozilla-firefox para a versão 7.0.1
  • Actualização do xorg-server para a versão 1.10.4 ((graphical server e drivers)
Veja todas as novidades aqui
É bastante fácil de usar o SystemRescueCD, bastar colocar num CD ou PensUSB (Veja aqui como fazer) e escolher uma das opções de arranque disponibilizadas.
system_00
O kernel suporta a maior parte das partições de ficheiros (Ext2, Ext3 e Ext4, ReiserFS, XFS, JFS, VFAT, NTFS, ISO9660 e btrfs), assim como sistemas de ficheiros de rede (samba e nfs). Veja aqui as ferramentas existentes.
system_01
O SystemRescueCD é sem duvida uma ferramenta fantástica para usar quando o sistema “emperra” e queremos por exemplo resgatar todos os dados do disco. É simples de executar, rápido e traz consigo ferramentas fantásticas. Experimentem!
Licença:GPL
Sistemas Operativos: Linux/Windows/Mac/Solaris
Download: SystemRescueCd 2.4.0 [350 MB]
Homepage: SystemRescueCd

Sem comentários:

Enviar um comentário